Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31075
Título: Uma implementação em R de modelos para cálculos de probabilidades em jogos de futebol
Autor(es): Araujo, Samuel Souza Alves de
Palavras-chave: Programa R
Python
Mmodelo probabilístico
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de implementar um modelo probabilístico previamente proposto nas referências bibliográficas, utilizando a ferramenta computacional R para desenvolver um pacote que automatiza a estimação dos parâmetros oriundos do modelo e realiza o cálculo de probabilidades dos desfechos em partidas de futebol. Adicionalmente, uma ferramenta que automatiza o processo da coleta de dados da internet foi desenvolvida utilizando a linguagem de programação Python e a biblioteca Selenium. Com uso dessas ferramentas, um experimento foi realizado para calcular as probabilidades do desfecho dos confrontos em três rodadas de um campeonato nacional na temporada de 2020, além das probabilidades de classificação e rebaixamento para a próxima fase, obtendo resultados satisfatórios. O Trabalho visou oferecer ferramentas que possam tornar o processo de análise e coleta de dados mais rápido e fácil, permitindo o uso de pessoas de todo o mundo para compreensão mais aprofundada do desempenho das equipes em jogos futuros, para pesquisas futuras e podendo até contribuir para a tomada de decisão de forma mais embasada no âmbito esportivo. Como conclusão, os resultados obtidos mostram que as ferramentas desenvolvidas proporcionam um cálculo das probabilidades dos desfechos das partidas de forma coerente, podendo ser útil para os profissionais da área, pesquisadores e amantes do esporte.
Descrição: ARAÚJO, Samuel Souza Alves de. Uma implementação em R de modelos para cálculos de probabilidades em jogos de futebol. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31075
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Samuel Souza Alves de Araújo.pdfTCC - Samuel Souza Alves de Araújo.pdf679.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito.pdf239.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.