Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3108
Título: Bakhtin e o círculo vão à escola: leituras dialógicas de temas polêmicos no ensino fundamental II
Autor(es): Oliveira, Patrícia Lira Guedes de
Palavras-chave: Análise do Discurso
Leitura
Aluno
Ensino Fundamental II
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: Nosso foco nesta pesquisa está na apreensão da criticidade nas leituras de temas polêmicos ou preconceituosos realizadas por alunos do Ensino Fundamental II, visto que muitas vezes apenas reproduzimos o que nos é dito, exposto, mostrado, sem ao menos tentarmos estabelecer conexões com outros pensamentos, opiniões, olhares. Outros fatos observáveis na experiência didática são de que forma a alteridade é exercida por esses alunos: como é construído o diálogo entre o fato dado, o já conhecido e o novo, como se concebe o embate de ideologias, de que maneira eles, os alunos, interagem diante do novo ou até mesmo do conhecido, do diferente, do desconhecido, refletindo e refratando suas posições sociais, ideológicas e históricas. A partir do exposto, buscamos pesquisar como se dá essa transformação de saberes concernentes à leitura de temas polêmicos como a homossexualidade, violência contra idosos, busca pelo corpo perfeito e outros. Sendo assim, partimos das seguintes questões-problema: Como pensar em estratégias de formação que estimulem nos alunos o interesse pelo questionamento? Como a educação pode contribuir para essa formação? O que significa, de fato, formar sujeitos críticos? A presente pesquisa-ação tem como objetivo geral proporcionar a formação de sujeitos críticos a partir de leituras polêmicas de textos que circulam nas diferentes esferas comunicativas e como objetivos específicos pretendemos: 1.Identificar as práticas sociais de linguagem dos alunos envolvidos na pesquisa no que diz respeito à concepções de leitura, mídia e tecnologia; 2.Estimular a criticidade dos alunos através da leitura de textos com temas polêmicos produzidos em diferentes suportes e 3.Analisar a criticidade dos alunos colaboradores a partir das discussões em sala. Nosso trabalho se filia à Análise Dialógica do Discurso com os pressupostos teóricos de Bakhtin e do Círculo. Metodologicamente, o estudo situou-se na área da leitura de textos com temas polêmicos extraídos do livro 12 faces do preconceito, organizado por Jaime Pinsky, bem como da série exibida, em 2013, pelo Fantástico intitulada ―Fazer o quê?‖. Os encontros didáticos foram realizados com uma turma de 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, Campina Grande – PB, no período de 01 a 29 de outubro de 2013. Os resultados gerados apontam, do ponto de vista conceptual, um baixo nível de leitura crítica dos alunos e da necessidade de investirmos em leituras dialógicas em sala de aula com temas ligados à realidade dos alunos, para termos a possibilidade formar sujeitos leitores, capazes de fazer leituras diversas com autonomia e criticidade, pois ficou evidente que quando os alunos são instigados a fazer leituras de temas que fazem parte de sua contemporaneidade, de suas vivências, eles reagem de forma produtiva, participativa, responsiva e ativa.
Descrição: Oliveira, P. L. G. de. Bakhtin e o círculo vão à escola: leituras dialógicas de temas polêmicos no ensino fundamental II. 2014. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3108
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Lira Guedes de Oliveira.pdfPatrícia Lira Guedes de Oliveira6.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.