Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31083
Título: “Do limão, uma limonada!" ações da gestão escolar no período pós-pandemia: um estudo com gestores e discentes de escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel - PB
Autor(es): Moura, Elizeu Idalino
Palavras-chave: Pandemia
Ensino Remoto
Retorno ao ensino presencial
Gestão Escolar
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho discute sobre a escola no contexto pós pandemia, refletindo sobre o ambiente escolar a partir das implicações da Covid-19, objetivando averiguar os principais impactos da pandemia e do ensino remoto no cotidiano das escolas públicas municipais e estaduais da Microrregião de Princesa Isabel-PB, considerando as lacunas existentes no processo de ensino e aprendizagem e as ações implementadas pela gestão escolar nos limites resultantes do retorno ao ensino presencial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica e de dados secundários de uma pesquisa de campo, do qual o autor deste trabalho participou na condição de pesquisador voluntário e, também, de entrevista semiestruturada. Os dados foram coletados em sete (07) escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel-PB, precisamente dos municípios de Juru, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares. Participaram da pesquisa: (a) 256 discentes, distribuídos em 7 escolas públicas, matriculados entre o 8º ano do Ensino Fundamental II até o 3º ano do Ensino Médio; e (b) quatro gestores e uma vice gestora. Os dados permitem concluir que o contexto da pandemia e do ensino remoto reverberou de forma negativa no processo de ensino e aprendizagem e que, por ocasião de retorno ao ensino remoto, as instituições escolares buscaram implementar um conjunto de ações visando fazer frente às lacunas derivadas do contexto do ensino remoto. Conclui-se, ainda, que tais ações, muito embora tenham sido bem avaliadas por gestores e discentes, não foram pensadas pelo conjunto dos atores escolares, tratando-se quase sempre de atividades pensadas e implementadas verticalmente. Espera-se que o trabalho possa contribuir para avaliação das medidas tomadas pelos gestores no retorno às atividades presenciais, bem como a construção de outras medidas que dialoguem com as necessidades de aprendizagens dos educandos e que, ao mesmo tempo, considere esses sujeitos em sua integralidade, não os reduzindo apenas a dimensão cognitiva.
Descrição: MOURA, Elizeu Idalino. “Do limão, uma limonada!" ações da gestão escolar no período pós-pandemia: um estudo com gestores e discentes de escolas públicas da microrregião de Princesa Isabel - PB. 2023. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31083
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Elizeu Idalino MouraTCC - Elizeu Idalino Moura934.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito371.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.