Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31091
Título: Construção de histórias em quadrinhos científica sobre a natureza da ciência com o aporte teórico e metodológico do modelo de reconstrução educacional
Autor(es): Gaudêncio, Wendell Felipe Sales
Palavras-chave: História em quadrinhos
Natureza da ciência
Modelo de reconstrução educacional
Data do documento: 10-Nov-2023
Resumo: O Modelo de Reconstrução Educacional, ou MRE, é um quadro intermediário e uma ferramenta de design proposta para construir ambientes de ensino e aprendizagem com potencial para solucionar problemas reais identificados por pesquisadores e educadores. Apesar de ter sido proposto para a construção de Sequências Didáticas, a presente pesquisa teve como objetivo utilizar o MRE como aporte teórico-metodológico na construção de histórias em quadrinhos (HQ) científicas. As HQs, aqui propostas como material de ensino e divulgação científica, estão sendo utilizadas cada vez mais na área de ensino, e aqui propomos elas como um recurso para trabalhar o assunto da Natureza da Ciência (NdC), tendo em vista que pesquisadores têm se preocupado com a visão pouco informada dos estudantes sobre o assunto nas últimas décadas. Nesse contexto, a pesquisa utilizou do aporte do MRE para desenvolver 2 intervenções educacionais para trabalhar o assunto de NdC. A construção das 2 intervenções resultou em 2 ciclos, sendo o Ciclo KHLORIS e o Ciclo GUARDIÕES. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de desenvolvimento e foi seccionada em 3 fases: Fase I – Pesquisa Preliminar (Etapa 1: Investigação das Concepções Científicas e Etapa 2: Análise de HQs existentes); Fase 2 – Prototipagem (Etapa 3: Ciclos de prototipagem da HQ) e Fase 3 – Avaliação (Etapa 4: Avaliação das Intervenções Educacionais). Os resultados obtidos mostraram que apesar de utilizar da linguagem dos quadrinhos, o material carece de narrativa, funcionando melhor como uma cartilha. A partir disso, o segundo ciclo aconteceu visando corrigir os erros encontrados no primeiro ciclo e atingir o objetivo proposto. No caso, para evitar a construção do zero de uma nova HQ, decidimos testar a narrativa através de uma cartilha trabalhando 16 novos conceitos sobre NdC. Dessa vez, o material foi testado com estudantes na UFBA e na UEPB e aplicado dois questionários, um antes da leitura da cartilha e outro após a leitura da cartilha. Os resultados encontrados mostraram que 75% dos conceitos trabalhados na cartilha apresentaram um quadro de avanço na concepção dos estudantes, em que uma visão pouco informada ou parcialmente informada sobre a NdC foi aprimorada para visões bem-informada (1,41%) (ou parcialmente informada em alguns casos em que a visão era pouco informada). De modo geral, ambas as cartilhas apresentam potencial de uso em ambientes formais sob a orientação de um mediador, enquanto o MRE se mostrou uma ferramenta de design crucial para o desenvolvimento de HQs científicas.
Descrição: GAUDÊNCIO, Wendell Felipe Sales. Construção de história em quadrinhos científica sobre a natureza da ciência com o aporte teórico e metodológico no modelo de reconstrução educacional. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31091
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wendell Felipe Sales Gaudêncio.pdfTCC - Wendell Felipe Sales Gaudêncio2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito213.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.