Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Natalya Letycia da Nóbrega-
dc.date.accessioned2024-03-11T14:12:43Z-
dc.date.available2024-03-11T14:12:43Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31101-
dc.descriptionTEIXEIRA, N. L. N. O ensino contextualizado de língua inglesa na educação básica estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada: estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, cuja tipologia consiste em um estudo de caso de abordagem qualitativa, tem como objetivo geral investigar como dois professores de inglês (em formação inicial e continuada) compreendem as abordagens e metodologias de ensino da língua-alvo utilizadas em uma turma de Ensino Médio de uma escola pública no interior da Paraíba. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) identificar, no portfólio escrito pela professora em formação inicial durante o Estágio Supervisionado (ES), registros que evidenciam sua compreensão sobre como se deu o ensino de Língua Inglesa (LI) na turma mencionada; ii) verificar, por meio de um questionário, a abordagem ou metodologia de ensino utilizada pelo professor da escola nas aulas observadas; e iii) comparar as respostas dadas pelos referidos professores quanto às práticas pedagógicas adotadas naquele contexto. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o histórico do ensino de LI nas escolas do Brasil (MOACYR, 1936; MARQUES, 2021; RICHARDS; RODGERS, 2001), em seguida, discorremos sobre o ensino de LI na atualidade à luz da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 1996; BRASIL, 2018; GARCIA et al, 2016; TORRES; TERRES, 2021) e, por fim, discutimos sobre o ensino contextualizado de LI (KATO; KAWASAKI, 2011; LOBATO, 2008; ALBUQUERQUE, 2019; SILVA, 2014). Após a análise dos fragmentos do portfólio juntamente com as respostas dadas pelo professor regente através do questionário, constatamos que os registros no portfólio da professora em formação inicial coincidiam com as características do ensino contextualizado e com a abordagem comunicativa mencionados pelo professor, segundo o qual, o foco de ensino está na troca de experiências entre os estudantes através da comunicação e sempre usando contextos e temas para essa vivência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua Inglesapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores em formaçãopt_BR
dc.titleO ensino contextualizado de língua inglesa na educação básica estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuada: estudo de caso com uma professora em formação inicial e um professor em formação continuadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito TCC.pdfTermo de Deposito TCC.pdf182.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Natalya Letycia da Nóbrega Teixeira.pdfNatalya Letycia da Nóbrega Teixeira.pdf579.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.