Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Gerlândia Jorge de | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-17T17:21:10Z | - |
dc.date.available | 2014-03-17T17:21:10Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 373.011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3110 | - |
dc.description | Andrade, G. J. de. Práticas leitoras de alunos do ensino médio: um estudo de caso. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo contempla a concepção de leitura interacionista, em que os sujeitos (alunos) são vistos como atores/construtores sociais, que dialogicamente se constroem e são construídos no texto, levando em consideração seus conhecimentos anteriores, conforme Koch e Elias (2010). Sendo assim, a presente pesquisa constitui-se como de campo e de natureza qualitativa e quantitativa, tencionando identificar qual a concepção de leitura de alunos do Ensino Médio. Para a coleta dos dados, realizamos um questionário que foi aplicado com alunos da 3° série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, situada na cidade de Campina Grande – PB. No que concerne aos pressupostos teóricos, tomamos como norte os estudos defendidos por Martins (2003), Kleiman (2007a; 2007b), Koch e Elias (2010). Nas discussões em torno dos gêneros discursivos e da leitura na perspectiva dialógica temos como principais estudiosos Bakhtin (2003), Marcuschi (2002) e Almeida (2013). Com a análise dos dados coletados identificamos que os alunos não perceberam que a leitura vai além do verbal, nem reconhecem que suas leituras de mundo, extraescolares, também são válidas, leituras estas que, comumente, não são aceitas pela escola por serem consideradas Best-sellers, como: crepúsculos e a cabana, no entanto, eles - os alunos - conseguem construir conhecimentos por meio delas, o que não acontece na maioria das leituras impostas pelo contexto escolar. A prática de leitura é criada a partir de incentivos, mediante o modo como ela é trabalhada em sala de aula, pois, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (2000), é através da linguagem que o homem se reproduz, transforma, representa, organiza e profere seu pensamento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Práticas leitoras de alunos do ensino médio: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gerlândia Jorge de Andrade.pdf | Gerlândia Jorge de Andrade | 6.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.