Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31117
Título: Utilizando Estatística Circular para os casos de dengue na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Farias, Débora dos Santos
Palavras-chave: Estatística Circular
Estatística Direcional
Dados circulares
Dengue
Data do documento: 17-Mar-2023
Resumo: A Estatística Circular é um ramo particular da Estatística, o qual lida com dados que podem ser representados como pontos na circunferência do círculo unitário. O diferencial nesta abordagem é o fato de respeitar a natureza dos dados e fornecer técnicas e gráficos que destacam as características intrínsecas de variáreis direcionais. A principal propriedade dos dados circulares é o fato de apresentarem características periódicas, ou seja, não há um verdadeiro ponto inicial ou final, mas sim uma escala contínua que retorna em si. Por isso, os dados de variáveis circulares são representados por ângulos. A partir daí, são obtidos os parâmetros da Estatística Circular através da análise da estatística descritiva, da inferência e dos testes de hipóteses. Além dos dados direcionais se adequarem naturalmente a uma representação no círculo, qualquer fenômeno periódico com um período conhecido (dia, mês ou ano), pode ser representado no círculo onde a circunferência corresponde a esse período, agregando conforme necessário. Os dados utilizados neste trabalho se referem ao número de casos de dengue notificados mensalmente no município de Campina Grande e foram disponibilizados pelo SINAN por meio do TABENET1 (TABENET, 2023).O período considerado vai de janeiro de 2018 a dezembro de 2021. Os procedimentos estatísticos foram executados no software R (R Core Team, 2021). Para as análises foram usados os pacotes dplyr e Circular. O objetivo do presente trabalho foi verificar a aplicabilidade da Estatística Circular para os casos de dengue. Para tal, foram utilizadas ferramentas gráficas, medidas de variabilidade e medidas descritivas circulares. Por fim, realizou-se o teste estatístico para verificar as observações por toda a circunferência, onde concluiu-se que a existência de casos prováveis de dengue na cidade de Campina Grande não se distribuem uniformemente durante os meses nos anos em estudo.
Descrição: Farias, Débora dos Santos. Utilizando Estatística Circular para os casos de dengue na cidade de Campina Grande - PB. 2023. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31117
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Débora dos Santos Farias.pdfTCC - Débora dos Santos Farias905.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito70.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.