Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31120
Título: Propriedades nutricionais, terapêuticas e benefícios de Moringa oleifera: uma revisão de literatura
Autor(es): Vasconcelos, Legislanda
Palavras-chave: Botânica
Farmacologia
Medicina
Nutrição
Data do documento: 12-Dez-2023
Resumo: A aplicação terapêutica utilizando produtos a partir da natureza é uma prática antiga e as plantas sempre tiveram uma maior contribuição para o descobrimento de medicamentos que pudessem beneficiar a saúde humana. Os compostos bioativos de diversas plantas promovem cura de várias doenças e são considerados seguros para o consumo. A Moringa oleifera Lamarck (1785), é uma espécie nativa da Índia, que se desenvolve em regiões tropicais e subtropicais e possui valiosas propriedades nutricionais, farmacológicas e terapêuticas. O presente estudo teve como objetivo reunir informações científicas a partir da pesquisa de revisão bibliográfica sobre a espécie M. oleifera, referente às suas propriedades nutricionais e terapêuticas, bem como as aplicações e benefícios à saúde humana. A partir do estudo foi observado que a espécie M. oleifera é uma planta de crescimento rápido e resistente à estiagem. Além disso, tem sido utilizada como fonte de alimento tanto na nutrição humana quanto animal, atribuído a presença significativa de nutrientes e vitaminas. Ademais, possui potencial farmacológico e terapêutico, sendo aplicada como antioxidante e anti-inflamatório. Outra aplicação da espécie M. oleifera é a utilização das sementes na purificação de águas residuais. Os estudos pesquisados apontam que a espécie M. oleifera, apresenta-se como uma planta com diferentes benefícios que podem contribuir para a saúde humana. No entanto, a escassez de estudos em humanos traz alguns questionamentos sobre os efeitos do consumo a longo prazo. Diante disso, torna-se necessário realizar novas pesquisas que possam reforçar as evidências já existentes e proporcionar novas avaliações sobre os mecanismos de ação dessa espécie. A maioria dos estudos aponta a espécie M. oleifera como uma alternativa no tratamento e cura de doenças, além de ser um recurso valioso no combate à desnutrição, insegurança alimentar e à fome, especialmente em regiões onde os recursos nutricionais e medicinais são escassos.
Descrição: VASCONCELOS, Legislanda. Propriedades nutricionais, terapêuticas e benefícios de Moringa oleifera: uma revisão de literatura. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) -Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31120
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Legislanda Vasconcelos.pdfTCC - Legislanda Vasconcelos1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito216 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.