Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31123
Título: Os microempreendedores individuais (MEIs) em meio à pandemia no interstício de 2020 a 2021 na cidade de Patos - PB
Autor(es): Oliveira, Ludmilla Rocha de Araújo
Palavras-chave: Microempreendedores
Crise
Econômica
Pandemia
Covid-19
Desemprego
Data do documento: 23-Set-2021
Resumo: O Brasil no interstício de 2020 a 2021 vem registrando o surgimento de um grande número de microempreendedores (MEIs) na história do país, em decorrência não especifica por oportunidade, mas principalmente, por necessidade em meio a uma crise econômica proveniente de uma das maiores Pandemias da humanidade – a Covid-19. Na busca de uma inovação como forma de permanecer no mercado de trabalho, os MEIs que surgiram na Cidade de Patos-PB decorreram em detrimento da referida crise. Diante dessa abordagem, o presente estudo teve como tema “Os Microempreendedores Individuais (MEIs) em Meio a Pandemia no Interstício de 2020 a 2021 na Cidade de Patos-PB”. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil do novo microempreendedor (MEI) da Cidade de Patos frente à pandemia na busca de alternativas para driblar a crise econômica decorrente da Covid-19. A metodologia utilizada constituiu a partir do método quali-quantitativo apoiado na técnica exploratória, na qual foi utilizada a ferramenta do Google Forms por meio do sistema on-line considerando o distanciamento social, para a aplicação dos questionários/entrevistas semi estruturados nos moldes preestabelecida pelos entrevistados, a qual foi realizada com 20 atores entre os meses de junho a julho de 2021. Os dados foram gerados a partir da Planilha Excel, que realizou a tabulação, e consequentemente, os resultados em percentual. Os resultados e discussões demonstraram que o desemprego no Brasil, e em especial, na Cidade de Patos levou a uma grande gama de profissionais de diversas áreas a se tornarem MEIs em virtude da crise econômica que passou a afligir a população. Esses fizeram parte de um contingente que perderam seus postos de trabalho indo à busca de driblar a ociosidade diante de um quadro caótico, com oportunidades ou necessidades sob a perspectiva do empreendedorismo individual, que o mercado de trabalho passou a oferecer como única alternativa na visão desses, já que não havia mais como assumir um lugar no âmbito da formalidade, ou seja, um trabalho com carteira assinada. Conclui-se que, em tempo de crise ocasionada pela Pandemia surgiu a necessidade de se ter um espírito empreendedor e criativo, a fim de gerar, substituir ou complementar a renda por intermédio do MEI e a necessidade de se criar oportunidades com base na precisão financeira de cada um dos indivíduos envolvidos nesse processo.
Descrição: OLIVEIRA, L. R. A. Os microempreendedores individuais (MEIs) em meio à pandemia no interstício de 2020 a 2021 na cidade de Patos - PB. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31123
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ludmilla Rocha de Araujo OliveiraTCC - Ludmilla Rocha de Araujo Oliveira1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito170.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.