Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31139
Título: | O paradigma da educação do campo: persistência do fechamento de escolas nas comunidades rurais |
Autor(es): | Silva, Saliel Pessoa da |
Palavras-chave: | Educação do campo Fechamento de escolas Paradigmas Políticas públicas e educação |
Data do documento: | 31-Out-2023 |
Resumo: | Tendo em vista que o presente estudo trata sobre o Fechamento de Escolas do Campo, foi necessário investigar se algum dos paradigmas apontados sobre a Educação do Campo contribui para o caso estudado. Objetiva-se, com este trabalho, analisar o paradigma da Educação do Campo considerando os diferentes modelos presentes nesse contexto e investigar a persistência do Fechamento de Escolas do Campo nas comunidades rurais. De forma mais específica, buscou-se: a) Investigar as principais características e conceitos relacionados à Educação do Campo; b) Identificar os diferentes paradigmas presentes na Educação do Campo, incluindo o Paradigma da Educação Rural-Hegemônico, o Paradigma da Educação do Campo, o Paradigma Rural Contra-Hegemônico, o Paradigma da Educação do Campo Crítico e o Paradigma da Educação do Campo Funcional e c) Investigar a persistência do Fechamento de Escolas do Campo e analisar as razões por trás desse fenômeno. O arcabouço teórico do trabalho em questão fundamentou-se nos escritos de Pires (2012), Silva et al., (2014), Rodrigues; Marques e Rodrigues (2017) Oliveira, Silva e Silva (2023), dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. A metodologia envolveu uma revisão sistemática da literatura, incluindo livros, artigos científicos, documentos governamentais e relatórios de pesquisa sobre Educação do Campo, fechamento de escolas do campo e políticas públicas educacionais, seguida de uma análise crítica para atender aos objetivos estabelecidos. Diante disso, verificou-se que o paradigma Rural-Hegemônico está ligado ao fechamento de escolas do campo. Portanto, tal modelo contribui com os argumentos que usam para tentar justificar tal processo, ou seja, o mesmo se apresenta como desfavorável a uma Educação do Campo que valorize os sujeitos do campo, tendo em vista de que são sujeitos com especificidades e que precisam de uma educação diferenciada e de qualidade. Foi possível concluir que os paradigmas mencionados na pesquisa têm um papel significativo na formação da Educação do Campo atual. O Paradigma Rural-Hegemônico, por sua vez, está associado ao fechamento de escolas rurais, prejudicando a valorização dos sujeitos campesinos, suas culturas, conhecimentos e formas de vida na Educação do Campo. |
Descrição: | SILVA, Saliel Pessoa da. O paradigma da educação do campo: persistência do fechamento de escolas nas comunidades rurais. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31139 |
ISSN: | CDD 361.25 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Saliel Pessoa da Silva | TCC - Saliel Pessoa da Silva | 430.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 319.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.