Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31154
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Calixto, Gislayne Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T12:50:54Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T12:50:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 375 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31154 | - |
dc.description | CALIXTO, G. S. A importância da pedagogia hospitalar como parte dos currículos de licenciatura e como modalidade de ensino. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Pedagogia é uma ciência de ensino que tem uma variedade de campos para atuação, sendo uma ciência que pode ser trabalhada em diferentes ramos da sociedade. Nos cursos de Direito, a área da pedagogia é compatível nos assuntos que são voltados a proteção das crianças, nos direitos e deveres garantidos por lei, bem como no apoio às fundações voltadas para o bem-estar delas, onde é necessária uma assistência pedagógica de influência na vida de crianças e adolescentes. Nesse artigo, trato de adentrar em um caminho pouco estudado nos cursos de licenciatura em pedagogia, que é o desenvolvimento de ensino em classes hospitalares, a chamada pedagogia hospitalar. Pretende-se, aqui, discutir quão importante e oportuna é a contribuição da pedagogia hospitalar para concretização dos objetivos educacionais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa qualitativa, de base exploratória, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas estruturadas aplicado no Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande/PB, dos quais profissionais da área de saúde que tem contato direto com a ala infantil do hospital como pediatras, psicólogos e enfermeiros participaram da pesquisa, bem como algumas pedagogas e alunas do curso de licenciatura em pedagogia na UEPB. O estudo está embasado em pesquisas feitas por alguns estudiosos da área como por exemplo Matos e Mugiatti, (2009) Mutti, (2016), Fernandes e Issa (2014) entre outros profissionais que dedicam a vida a estudar esta tão complexa e interessante área da educação e também embasado em ideais Freirianos. A pedagogia hospitalar não é uma área de atuação fácil. Assim como os outros campos, essa tem paradigmas que precisam ser quebrados, evoluídos e transformados. É um ramo que necessita de uma atenção mais específica em relação à atuação do professor fora da sala de aula, vem criar uma configuração de hospital em que não só os pacientes aprendam, mas também: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, usuários, comunidade e sociedade, em geral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª Drª Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Assistência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Classes hospitalares | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | A importância da pedagogia hospitalar como parte dos currículos de licenciatura e como modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gislayne S. Calixto.pdf | TCC - Gislayne S. Calixto.pdf | 893.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo - Depósito.pdf | Termo - Depósito.pdf | 559.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.