Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31163
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Régia Renata Tomaz de-
dc.date.accessioned2024-04-11T14:16:46Z-
dc.date.available2024-04-11T14:16:46Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31163-
dc.descriptionMORAES, R. R. T. Desafios da alfabetização no contexto pandêmico e pós pandêmico: relatos de experiência. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA partir dos relatos de experiência nos Programas Residência Pedagógica (abrangendo o período da Pandemia) e os Programas Mais Alfabetização e Tempo de aprender (no pré e pós-pandemia) foi possível estabelecer um parâmetro de comparação entre os maiores desafios de cada período abordado assim como as perspectivas de alfabetização e letramento de crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade, no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, assim como presencialmente no pós-pandemia. Para proceder ao estudo comparativo foram utilizados pressupostos investigativos no campo da alfabetização e do letramento, tendo como fundamentação teórica os estudos de Ferreiro e Teberosky(1999), Soares (2002, 2003, 2011), entre outros que dialogam sobre a temática alfabetização e letramento. O presente trabalho resulta da análise dos programas referentes à fase de alfabetização escolar das crianças, realizadas em duas turmas do 1º ano dos Anos Iniciais, das escolas Rivanildo Sandro Arco verde (Residência Pedagógica), no período de outubro de 2020 a março de 2022, e CEAI Dr. João Pereira de Assis (Tempo de aprender), ambas da rede pública municipal de Campina Grande- PB. Os resultados das análises de campo obtidos no período indicado mostram os desafios enfrentados pelas crianças e seus tutores no período pandêmico, assim como os obstáculos vividos pelos alunos na fase pós-pandemia e como os processos de alfabetização e do letramento precisaram ser adaptados paras essa nova realidade social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleDesafios da alfabetização no contexto pandêmico e pós pandêmico: relatos de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Régia Renata Tomaz de Moraes.pdfPDF - Régia Renata Tomaz de Moares1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.