Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moraes, Régia Renata Tomaz de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-11T14:16:46Z | - |
dc.date.available | 2024-04-11T14:16:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31163 | - |
dc.description | MORAES, R. R. T. Desafios da alfabetização no contexto pandêmico e pós pandêmico: relatos de experiência. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir dos relatos de experiência nos Programas Residência Pedagógica (abrangendo o período da Pandemia) e os Programas Mais Alfabetização e Tempo de aprender (no pré e pós-pandemia) foi possível estabelecer um parâmetro de comparação entre os maiores desafios de cada período abordado assim como as perspectivas de alfabetização e letramento de crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos de idade, no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, assim como presencialmente no pós-pandemia. Para proceder ao estudo comparativo foram utilizados pressupostos investigativos no campo da alfabetização e do letramento, tendo como fundamentação teórica os estudos de Ferreiro e Teberosky(1999), Soares (2002, 2003, 2011), entre outros que dialogam sobre a temática alfabetização e letramento. O presente trabalho resulta da análise dos programas referentes à fase de alfabetização escolar das crianças, realizadas em duas turmas do 1º ano dos Anos Iniciais, das escolas Rivanildo Sandro Arco verde (Residência Pedagógica), no período de outubro de 2020 a março de 2022, e CEAI Dr. João Pereira de Assis (Tempo de aprender), ambas da rede pública municipal de Campina Grande- PB. Os resultados das análises de campo obtidos no período indicado mostram os desafios enfrentados pelas crianças e seus tutores no período pandêmico, assim como os obstáculos vividos pelos alunos na fase pós-pandemia e como os processos de alfabetização e do letramento precisaram ser adaptados paras essa nova realidade social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Desafios da alfabetização no contexto pandêmico e pós pandêmico: relatos de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Régia Renata Tomaz de Moraes.pdf | PDF - Régia Renata Tomaz de Moares | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 3.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.