Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Olávia-
dc.date.accessioned2024-04-12T11:12:31Z-
dc.date.available2024-04-12T11:12:31Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.otherCDD 373-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31171-
dc.descriptionFERNANDES, O. Percursos de resistências de alunas/os negras/negros do ensino médio da Escola ECI Professor Itan Pereira (Campina Grande-PB) em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investiga percursos de resistências de alunas/os negras e pardas/os do ensino médio da Escola Estadual ECI Professor ITAN PEREIRA (Campina Grande- PB) em tempos de pandemia da Covid 19. Este estudo foi realizado entre os anos 2020-2022, recorte que compreende a pandemia da covid 19 no Brasil. Para a realização do trabalho fizemos uso da metodologia qualitativa, por meio da etnografia, da observação direta, da entrevista com perguntas abertas realizadas pela plataforma Google forms e levantamento em documentos escolares (fichas de matrículas) das/os alunas/os do ensino médio da instituição de ensino escolhida para estudo. Como embasamento teórico o estudo se utilizou dos conceitos de estratégias e táticas na concepção de Michel de Certeau (1994) para analisarmos as estratégias do racismo institucional que segregam os corpos estudantis negros, assim como as táticas das/os alunas/os que resistem de diferentes maneiras às estratégias institucionais que separam de forma desigual os corpos das/os jovens estudantes do ensino médio. Nos pautamos também, no conceito de Racismo Institucional, à luz do filósofo Sílvio Almeida (2018), que compreende este conceito como oriundo da falta de simetria econômica e das prerrogativas internas das instituições.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Jussara Natália Moreira Bélens de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.titlePercursos de resistências de alunas/os negras/negros do ensino médio da Escola ECI Professor Itan Pereira (Campina Grande-PB) em tempos de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de deposito.pdfTermo de deposito626.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Olávia Fernandes.pdfPDF - Olávia Fernandes496.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.