Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31175
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Uiara Apolinário de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T11:40:41Z | - |
dc.date.available | 2024-04-12T11:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31175 | - |
dc.description | OLIVEIRA, U. A. A residência pedagógica: aprendizado compartilhado em tempos de pandemia. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo discute-se as dificuldades que os professores e alunos enfrentaram no processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto no decorrer da pandemia do covid-19. O trabalho relata a experiência vivenciada no Programa da Residência Pedagógica (PRP), educação que é destinada a promover a criação de estágios curriculares nos diferentes cursos de graduação e promover a integração de graduandos em escolas de educação básica. Este programa tem início na segunda metade do curso e é vinculado à formação das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), baseado nas dez competências da Nova BNCC, que visa aproximar os licenciados à prática docente por meio da vivência que combina a formação e a prática na qual visa promover o aprimoramento da formação prática nas escolas de educação básica; além de proporcionar formação e vivência. Devido a problemática da pandemia, esses profissionais da área da educação enfrentaram diversos desafios para realizar seu trabalho com qualidade junto a seus alunos, seja no ensino privado ou público. Muitos utilizaram a ludicidade, “o brincar” e também fizeram uso de recursos tecnológicos para que os alunos pudessem alcançar os mais diversos cenários. Pode-se perceber também, que embora muitos não tivessem o acesso à internet, computadores e telefones celulares, os gestores e professores se esforçaram para que chegassem até eles as atividades necessárias que serviram para alcançar os processos de alfabetização e letramento. Diante disso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de descrever as dificuldades enfrentadas nas práticas de alfabetização e de letramentos vivenciadas durante a Regência do Programa Residência Pedagógica (PRP), por meio do ensino remoto, através do auxílio das TICs, devido a pandemia do COVID-19, em uma escola pública da cidade de Campina Grande/PB com turmas do 4ª e do 5º ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.title | A residência pedagógica: aprendizado compartilhado em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 174.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Uiara Apolinário de Oliveira.pdf | PDF - Uiara Apolinário de Oliveira | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.