Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Natanaã Périlkles da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T11:46:42Z | - |
dc.date.available | 2024-04-12T11:46:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31177 | - |
dc.description | SILVA, N. P. Ludicidade como princípio de inclusão escolar de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A ludicidade é um fenômeno multidimensional e polissêmico, composto por três dimensões principais interdependentes: a condição de ser do humano; as suas múltiplas e diversas manifestações; e os efeitos por ela produzidos. Considerando a complexidade do tema no contexto histórico-social e escolar, o objetivo do presente estudo é apresentar a ludicidade como princípio para a Inclusão escolar de crianças com TDAH. Para alcançar tal objetivo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica que consiste em um conjunto de processos a serem aplicados de forma prática para desenvolver um levantamento acerca de um tema, baseando-se em estudos já realizados. Dentre os textos analisados, os principais teóricos e autores que embasaram este artigo foram Brougère (2003), Huizinga (2008),Vygotsky (1998), Lopes (2005),Luckesi (2002)Freire (1996) e Massa (2015) Diante do que foi analisado, foi feita uma aproximação conceitual à ludicidade, entendendo as vivências lúdicas como um caminho para uma nova forma de construção do conhecimento e de transformação da educação. Considera-se o lúdico o estado interno do sujeito e de ludicidade a característica de quem está em estado lúdico, e as atividades lúdicas como manifestações. Estas quando propostas pelos educadores serão lúdicas na medida em que estimularem o estado lúdico do indivíduo. Defende-se a ludicidade como princípio da inclusão escolar de alunos com TDAH. Conclui-se que a polissemia do termo, além da questão da própria linguagem, reflete também a diversidade de perspectivas e teorias de conceituação da própria ludicidade. É preciso que o ambiente escolar para estes alunos seja uma sala de aula estruturada de forma que o aluno tenha prazer em aprender, e o professor o prazer de ensinar, e que através dessas estratégias, o professor possa reverter o quadro do fracasso escolar desses alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Ludicidade como princípio de inclusão escolar de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - (TDAH) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - NATANAÃ PÉRIKLES DA SILVA.pdf | PDF - Natanaá Périkles da Silva | 402.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE ENTREGA. OFICIAL. NATAN.pdf | Termo de depósito | 87.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.