Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31178
Título: | O ensino de geografia e as questões ambientais: elaboração de mapas conceituais como estratégia metodológica |
Autor(es): | Melo, Deborah Roberta Felix de |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Aprendizagem significativa Mapas conceituais |
Data do documento: | 3-Ago-2022 |
Resumo: | A Geografia tem um papel de suma importância enquanto disciplina escolar, uma vez que esta busca promover o pensamento criativo dos estudantes e, de maneira organizada, auxiliá-los no gerenciamento das informações, além de viabilizar uma aprendizagem significativa sobre as práticas sociais voltadas a conscientização ambiental, o uso de tecnologias conscientes frente à sustentabilidade e a responsabilidade dos cidadãos diante de uma sociedade de produção e consumo com ênfase a sustentabilidade socioambiental. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar e descrever uma prática pedagógica desenvolvida através da confecção de mapas conceituais para abordagem da problemática da questão ambiental, voltada ao uso de tecnologias aliadas à sustentabilidade. Para tanto, o mesmo apoia-se nos seguintes objetivos específicos: apresentar o projeto “Tecnologia e Sustentabilidade: os recursos hídricos” aos discentes da turma do 8º ano da escola alvo da pesquisa; discutir a temática ambiental em sala de aula, com ênfase para os recursos hídricos; propor atividades relacionadas a temática trabalhada com a utilização de mapas conceituais; verificar o conhecimento apreendido com o desenvolvimento do projeto. Para realização deste, foi desenvolvida uma pesquisa colaborativa, no âmbito do programa institucional residência pedagógica, subprojeto Geografia/UEPB, durante a vigência prática do programa na Escola Municipal Padre Antonino, na cidade de Campina Grande/PB, no primeiro semestre de 2021, numa turma de 8°ano do Ensino Fundamental II, embasando-se na adoção de metodologias que buscam estimular os discentes na construção do conhecimento escolar. Nessa perspectiva, observou-se que a confecção de mapas conceituais fomentou uma importante estratégia de ensino-aprendizagem por despertar o interesse dos discentes no processo de ensino de Geografia e auxiliar em uma formação do alunado pautada em princípios críticos-reflexivos. |
Descrição: | MELO, D. R. F. O ensino de geografias e as questões ambientais: elaboração de mapas conceituas como estratégia metodológica. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31178 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - DEBORAH ROBERTA FELIX DE MELO - GEOGRAFIA - .pdf | PDF - Deborah Roberta Felix de Melo | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - DEBORAH ROBERTA FELIX DE MELO -.pdf | Termo de depósito | 55.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.