Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Vitoria Fernandes de Souza-
dc.date.accessioned2024-04-12T12:49:31Z-
dc.date.available2024-04-12T12:49:31Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31183-
dc.descriptionMELO, V. F. de S. A educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PB. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Especial, sob a perspectiva Inclusiva contempla a diversidade mediante a práxis educativa, constituindo-se como viés imprescindível para atenuar as disparidades historicamente construídas por um padrão societário pautado na homogeneização do sistema de ensino. Este trabalho tem por objetivo investigar como o processo de inclusão está sendo realizado com as crianças/alunos com necessidades educacionais especiais no município de Olivedos– PB, a partir da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Trata-se de uma pesquisa Qualitativa Bibliográfica e empírica. As técnicas de produção de dados constituíram-se de Pesquisa Documental, a partir da análise das Leis que regem a Educação Especial na perspectiva Inclusiva, além de entrevistas semi-estruturadas com professoras e crianças/ alunos atendidos/as na SRM. Os dados produzidos foram analisados tendo por base a técnica de microanálise. Os resultados apontam vinculações entre os marcos legislativos e o aumento das matrículas no Ensino Regular caracterizando-se como indícios do processo de inclusão, sendo a Sala de SRM lócus onde se pode refletir sobre essa ação. As metas estabelecidas pelo PNE também são fundamentais para a construção de uma educação de qualidade para todos, no entanto, essas ainda não foram alcançadas implicando desafios na prática educativa. Aponta-se para a necessidade de recursos pedagógicos como meio que auxilia a prática inclusiva, bem como o estabelecimento de diálogo entre a Sala Regular e a Sala de Recursos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectRecursos multifuncionaispt_BR
dc.titleA educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito-pdf- Vitoria Fernandes.pdfTermo de depósito581.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC VITÓRIA FERNANDES DE SOUZA MELO.pdfPDF - Vitória Fernandes de Souza Melo1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.