Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31183
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Vitoria Fernandes de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T12:49:31Z | - |
dc.date.available | 2024-04-12T12:49:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31183 | - |
dc.description | MELO, V. F. de S. A educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PB. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Especial, sob a perspectiva Inclusiva contempla a diversidade mediante a práxis educativa, constituindo-se como viés imprescindível para atenuar as disparidades historicamente construídas por um padrão societário pautado na homogeneização do sistema de ensino. Este trabalho tem por objetivo investigar como o processo de inclusão está sendo realizado com as crianças/alunos com necessidades educacionais especiais no município de Olivedos– PB, a partir da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Trata-se de uma pesquisa Qualitativa Bibliográfica e empírica. As técnicas de produção de dados constituíram-se de Pesquisa Documental, a partir da análise das Leis que regem a Educação Especial na perspectiva Inclusiva, além de entrevistas semi-estruturadas com professoras e crianças/ alunos atendidos/as na SRM. Os dados produzidos foram analisados tendo por base a técnica de microanálise. Os resultados apontam vinculações entre os marcos legislativos e o aumento das matrículas no Ensino Regular caracterizando-se como indícios do processo de inclusão, sendo a Sala de SRM lócus onde se pode refletir sobre essa ação. As metas estabelecidas pelo PNE também são fundamentais para a construção de uma educação de qualidade para todos, no entanto, essas ainda não foram alcançadas implicando desafios na prática educativa. Aponta-se para a necessidade de recursos pedagógicos como meio que auxilia a prática inclusiva, bem como o estabelecimento de diálogo entre a Sala Regular e a Sala de Recursos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Recursos multifuncionais | pt_BR |
dc.title | A educação especial na perspectiva inclusiva e as vinculações com a sala de recursos multifuncionais do município de Olivedos-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito-pdf- Vitoria Fernandes.pdf | Termo de depósito | 581.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC VITÓRIA FERNANDES DE SOUZA MELO.pdf | PDF - Vitória Fernandes de Souza Melo | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.