Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Fernanda Figueiredo de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T12:54:48Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T12:54:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.other | CCD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31193 | - |
dc.description | ANDRADE, F. F. A relação família e escola: uma parceria importante no processo de ensino e aprendizagem. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema abordado neste estudo é a relação família e escola: uma importante parceria no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a participação e envolvimento das famílias no processo ensino-aprendizagem das crianças, bem como objetivos específicos: analisar o contexto social e econômico em que as famílias estão inseridas e observar como a escola vê e busca incluir a família no processo de aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base exploratória que buscou investigar o envolvimento da família na educação de seus filhos e também como os professores lidam com os familiares e se reconhecem a importância da participação da família na escola. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos produzidos dentro do tema e objetivos mencionados, como questionários com perguntas para pais e professores. Ao longo do texto, trazemos autores que tratam dessa relação, como: Libâneo (1994), Aranha (1996), Vygotsky (1984), Carvalho (2000, 2004), entre outros. Como resultado da coleta de dados, observamos que a harmonia família e escola é fundamental para um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem da criança, pois na ausência de responsabilidade é mais provável que aconteça o fracasso escolar. Na pesquisa realizada, muitos dos pais afirmam que a participação na vida escolar dos filhos é importante e essencial para o seu desenvolvimento e também para uma melhor interação com os filhos. Portanto, é necessário que a escola cumpra seu papel educativo e que a família acompanhe seus filhos em suas atividades escolares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A relação família e escola: uma parceria importante no processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Fernanda Figueiredo de Andrade (5).pdf | PDF - Fernanda Figueiredo de Andrade | 481.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito (1).pdf | Termo de depósito | 96.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.