Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Renata Tamilles Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T14:01:57Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T14:01:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31201 | - |
dc.description | AGUIAR, R. T. P. A. Prática pedagógica de leitura literária na perspectiva étnico-racial com crianças da educação infantil. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura vem proporcionar suporte aos educadores, os quais, na sala de referência, devem motivar e efetivar práticas pedagógicas que levem em conta a realidade em que as crianças estão inseridas, a fim de proporcionar a construção de identidades. Este trabalho discute uma atividade de leitura étnico-racial como uma prática pedagógica da turma Pré-II da Creche Municipal Luzia Santos de Araújo, da rede pública municipal da cidade de Gado Bravo-PB. Norteado pelo objetivo de estimular a leitura literária como prática pedagógica com o incentivo do educador, este artigo é um relato de experiência que utilizou como método de procedimento o analítico-descritivo-observacional; como técnicas de coleta de dados, a observação direta extensiva e uma entrevista realizada com o educador. Observamos a leitura como uma forma de despertar reflexões e novas definições dentro do universo da criança, como a definição de cor de pele. As crianças, ao serem questionadas sobre qual cor era a cor de pele, inicialmente apontaram em sua totalidade para um giz de cera bege, mas, no decorrer da leitura do livro A cor de Coraline, passaram a compreender que a cor de pele é qualquer cor, ela muda com a mudança do objeto ou pessoa, não existe um padrão estipulado, pois tudo que existe no mundo é constituído de formas e cores diferentes. O educador deve proporcionar vivências diferentes dentro da sala de referência, apresentar questionamentos que façam as crianças pensarem, refletirem, interagirem e despertarem seus posicionamentos críticos, para que assim sejam cidadãos atuantes na sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Fabiola Mônica da Silva Gonçalves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.title | Prática pedagógica de leitura literária na perspectiva étnico-racial com crianças da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo de depósito-Renata Tamilles Pereira Aguiar (2).pdf | Termo de depósito | 534.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
tcc-Renata Tamilles Pereira Aguiar.pdf | PDF - Renata Tamilles Pereira Aguiar | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.