Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bu, Valdenice Gonçalves do | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-17T11:38:24Z | - |
dc.date.available | 2024-04-17T11:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31214 | - |
dc.description | BU, V. G. O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica configura-se um desafio, principalmente pelas dificuldades em lidar com as heterogeneidades, uma vez que cada criança é única. Tendo em vista o contexto pandêmico e o ensino remoto, acredita-se que este não supriu as necessidades educacionais das crianças com TEA, interferindo no processo de ensinoaprendizagem. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar os impactos do ensino remoto durante a pandemia da Covid 19 para as crianças com TEA focando nas dificuldades encontradas pelos professores para desenvolver as atividades escolares de tais crianças durante a pandemia. Para a realização do processo metodológico utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com uma professora do Ensino Fundamental e uma mãe de aluno com TEA do município de Esperança-PB. Essa entrevista teve como foco principal avaliar o desempenho do aluno com TEA, participante da presente pesquisa, durante a pandemia. Como resultados, observamos que o ponto positivo foi a questão de as famílias poderem acompanhar às crianças e o ponto negativo foi que boa parte das famílias não fez esse acompanhamento, o que prejudicou no avanço do processo de ensinoaprendizagem das crianças com TEA. Na questão da socialização, verificamos que o ensino remoto prejudicou bastante, visto que as aulas presenciais e o convívio com os outros alunos fazem com que os alunos com TEA aprendam a se socializar. Portanto,, evidenciamos como foi difícil o processo de ensino-aprendizagem das crianças com TEA, durante a pandemia, com o ensino remoto emergencial. No entanto, a participação do professor com práticas pedagógicas inclusivas foi essencial para o desenrolar das atividades, bem como o comprometimento dos pais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O estudante com TEA em tempos de pandemia: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA VALDENICE GONÇALVES DO BÚ.pdf | PDF - Valdenice Gonçalves do Bu | 394.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | Termo de depósito | 232.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.