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dc.contributor.authorSilva, Fábio Júnior Francisco da-
dc.date.accessioned2014-03-18T13:24:47Z-
dc.date.available2014-03-18T13:24:47Z-
dc.date.issued2014-03-18-
dc.identifier.other21. ed. CDD 303.483 4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3124-
dc.descriptionSILVA, F. J. F. da. Estudo de viabilidade de automação das atividades inerentes às Secretarias Escolares da 7ª Gerência Regional de Educação da Paraíba. 2014. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase para os Sistemas de Informações é empregada em diversos setores de organizações empresariais. Esses sistemas interferem positivamente na forma como elas atuam no mercado, dando-lhes mais uma ferramenta, a informação atualizada, combustível para coexistirem e competirem no mundo da informação automática. Algumas organizações do setor público estão sofrendo pressões por parte de sua clientela quanto à informatização de suas atividades. A escola pública, enquanto organização, carece nitidamente de sistemas de informações para a automatização das atividades referentes a sua administração, principalmente as desenvolvidas pela secretaria escolar, que configuram o gerenciamento da documentação acadêmica. O tratamento automatizado das informações possibilita melhorar o atendimento à comunidade escolar e oferecer informação atualizada em tempo hábil, uma vez que todo o processamento da massa de dados é feito eletronicamente e armazenado em disco, o qual pode ser acessado rapidamente. A relevância dos Sistemas de Informações para as organizações e escolas que ainda não usufruem dessas ferramentas foram o ponto de partida para um estudo de viabilidade sobre a aplicação dos mesmos nas escolas da 7ª Gerência Regional de Educação, da rede estadual de ensino do estado da Paraíba. Foi aplicado nas escolas um questionário de pesquisa, pelo qual se verificou que as atividades das secretarias escolares em relação ao gerenciamento da documentação acadêmica ainda são manuscritas. Constatou-se ainda, que elas estão equipadas com laboratório de informática e dispõem de computadores nas secretarias e diretorias, mas os mesmos são utilizados para outros tipos de atividades, mas não para gerenciar as informações acadêmicas. Essas instituições estão dispostas a automatizar esse gerenciamento. No entanto, para isso, o sistema precisa ser livre, uma vez que elas não possuem recursos financeiros para esse fim. Existem nas escolas recursos físicos, humanos e de informática, mas falta-lhes um aplicativo que equipe os computadores, bem como uma cultura de informação eficiente, com rapidez e segurança. Sobre o sistema a ser aplicado, ficou constatado a inexistência de um software que atendesse por completo aos requisitos levantados nas escolas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rodrigo Alves Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectAtividades administrativaspt_BR
dc.subjectSecretarias Escolarespt_BR
dc.subject7ª Gerência Regional de Educação da Paraíbapt_BR
dc.titleEstudo de viabilidade de automação das atividades inerentes às Secretarias Escolares da 7ª Gerência Regional de Educação da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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