Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Romero Geraldo Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T11:32:58Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T11:32:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31252 | - |
dc.description | SANTOS, R. G. C. Ensino remoto x ensino a distância: semelhanças e diferenças em contexto brasileiro. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante o período de isolamento social causado pela pandemia da covid-19, as aulas presenciais, em todos os níveis de educação, foram suspensas. Por causa dessa medida, o ensino remoto emergencial (ERE) foi implementado e, por muitas vezes, confundido com o ensino a distância (EAD). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma as modalidades de ensino não presenciais são compreendidas em documentos educacionais no Brasil. Especificamente, pretendeu-se: i) descrever os conceitos de EAD e ERE, respectivamente, na LDB e nas Portarias 343 e 1.038 do MEC; ii) refletir sobre esses conceitos, evidenciando as semelhanças e diferenças entre as duas modalidades de ensino. No que se refere as suas características metodológicas, esta pesquisa alinha-se ao paradigma interpretativista, possui abordagem qualitativa, e seu tipo de estudo é documental, tendo como corpus de análise os artigos da LDB (1996) que abordam a EAD e partes de duas portarias editadas pelo MEC, em 2020, sobre o ERE. Como suporte teórico que norteia todo o trabalho, foram utilizadas as contribuições Imbernón (2011), Marzari e Leffa (2013), Granada et al (2013), Saviani e Galvão (2020), Santos et al (2020), Sousa Júnior et al (2020), dentre outros. Na análise, foi possível verificar como a EAD e o ERE são entendidos na legislação brasileira, suas características, contextos de ocorrência, além da percepção de que se tratam de processos distintos em planejamento, legislação e objetivos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Michael Gouveia de Sousa Junior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases - LDB | pt_BR |
dc.title | Ensino remoto x ensino a distância: semelhanças e diferenças em contexto brasileiro | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 213.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Romero Geraldo Cardoso Santos.pdf | PDF - Romero Geraldo Cardoso Santos | 627.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.