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dc.contributor.authorSantos, Romero Geraldo Cardoso-
dc.date.accessioned2024-04-22T11:32:58Z-
dc.date.available2024-04-22T11:32:58Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31252-
dc.descriptionSANTOS, R. G. C. Ensino remoto x ensino a distância: semelhanças e diferenças em contexto brasileiro. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDurante o período de isolamento social causado pela pandemia da covid-19, as aulas presenciais, em todos os níveis de educação, foram suspensas. Por causa dessa medida, o ensino remoto emergencial (ERE) foi implementado e, por muitas vezes, confundido com o ensino a distância (EAD). Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar de que forma as modalidades de ensino não presenciais são compreendidas em documentos educacionais no Brasil. Especificamente, pretendeu-se: i) descrever os conceitos de EAD e ERE, respectivamente, na LDB e nas Portarias 343 e 1.038 do MEC; ii) refletir sobre esses conceitos, evidenciando as semelhanças e diferenças entre as duas modalidades de ensino. No que se refere as suas características metodológicas, esta pesquisa alinha-se ao paradigma interpretativista, possui abordagem qualitativa, e seu tipo de estudo é documental, tendo como corpus de análise os artigos da LDB (1996) que abordam a EAD e partes de duas portarias editadas pelo MEC, em 2020, sobre o ERE. Como suporte teórico que norteia todo o trabalho, foram utilizadas as contribuições Imbernón (2011), Marzari e Leffa (2013), Granada et al (2013), Saviani e Galvão (2020), Santos et al (2020), Sousa Júnior et al (2020), dentre outros. Na análise, foi possível verificar como a EAD e o ERE são entendidos na legislação brasileira, suas características, contextos de ocorrência, além da percepção de que se tratam de processos distintos em planejamento, legislação e objetivos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Michael Gouveia de Sousa Juniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases - LDBpt_BR
dc.titleEnsino remoto x ensino a distância: semelhanças e diferenças em contexto brasileiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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