Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCaroca, Renata da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-24T11:33:41Z-
dc.date.available2024-04-24T11:33:41Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31257-
dc.descriptionCAROCA, R. S. Alfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar quais os desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização e letramento com a volta das aulas presenciais em decorrência da pandemia do Covid-19, compreendendo como tem ocorrido o processo de aprendizagem dos alunos com as aulas remotas durante a crise. Este trabalho fez uso da revisão bibliográfica, uma ferramenta indispensável para revisão dos conceitos e utilizou a pesquisa de corte transversal, do tipo aplicada com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desempenhada através da aplicação de um questionário composto por quinze perguntas, realizado no período de novembro de 2022. A população deste estudo foi constituída por professores alfabetizadores da unidade básica de ensino, sendo a amostra do tipo não probabilística. Foi realizado um recrutamento via rede social WhatsApp, onde os Professores selecionados atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. A partir das informações apuradas, foi possível verificar que o ensino à distância mostrou-se capaz de propagar o conhecimento através dos recursos digitais, porém dado as diferentes realidades de cada família/aluno, as aulas remotas causaram atrasos nos desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em consenso com os estudos bibliográficos vistos. A rotina que a escola proporciona fez falta no período de ensino remoto emergencial e a restauração no retorno às aulas presenciais foi outro desafio para a rede de ensino, crianças e familiares, dotada de muitas incertezas quanto aos protocolos e estrutura para receber os alunos, além das estratégias educacionais para a adaptabilidade do efetivo ensino da alfabetização e letramento das crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Rosemary Alves de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectPandemia Covid-19pt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- RENATA DA SILVA CAROCA.pdfPDF - Renata da Silva Caroca2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO DE TCC Renata Caroca.pdfTermo de depósito238.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.