Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31257
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Caroca, Renata da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T11:33:41Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T11:33:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31257 | - |
dc.description | CAROCA, R. S. Alfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar quais os desafios enfrentados pelos professores no processo de alfabetização e letramento com a volta das aulas presenciais em decorrência da pandemia do Covid-19, compreendendo como tem ocorrido o processo de aprendizagem dos alunos com as aulas remotas durante a crise. Este trabalho fez uso da revisão bibliográfica, uma ferramenta indispensável para revisão dos conceitos e utilizou a pesquisa de corte transversal, do tipo aplicada com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desempenhada através da aplicação de um questionário composto por quinze perguntas, realizado no período de novembro de 2022. A população deste estudo foi constituída por professores alfabetizadores da unidade básica de ensino, sendo a amostra do tipo não probabilística. Foi realizado um recrutamento via rede social WhatsApp, onde os Professores selecionados atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. A partir das informações apuradas, foi possível verificar que o ensino à distância mostrou-se capaz de propagar o conhecimento através dos recursos digitais, porém dado as diferentes realidades de cada família/aluno, as aulas remotas causaram atrasos nos desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em consenso com os estudos bibliográficos vistos. A rotina que a escola proporciona fez falta no período de ensino remoto emergencial e a restauração no retorno às aulas presenciais foi outro desafio para a rede de ensino, crianças e familiares, dotada de muitas incertezas quanto aos protocolos e estrutura para receber os alunos, além das estratégias educacionais para a adaptabilidade do efetivo ensino da alfabetização e letramento das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Rosemary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Pandemia Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento pós ensino remoto: uma análise das principais dificuldades que os professores vêm enfrentando em decorrência da pandemia do covid-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- RENATA DA SILVA CAROCA.pdf | PDF - Renata da Silva Caroca | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO DE TCC Renata Caroca.pdf | Termo de depósito | 238.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.