Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31258
Título: Autoatendimento e E-commerce em supermercados: quais seus impactos?
Autor(es): Silva, Alana Pereira Costa
Palavras-chave: Autoatendimento
Supermercado
E-commerce
Tecnologia
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: A tecnologia de autoatendimento e e-commerce está trazendo um novo modelo de serviço, estamos em uma era de mudanças de muita competitividade no mercado e desenvolvimento econômico. A redução potencial do contato pessoal, por meio dessa tecnologia, da autonomia para o consumidor realizar suas compras e otimização no tempo de espera. Assim, o trabalho tem como Objetivo de verificar as transformações ocorridas nos supermercados com a adoção do autoatendimento e do e-commerce, novos hábitos de compras dos consumidores. Partindo da discussão, dessas novas tecnologias disponíveis para o mercado do varejo colocamos por problemática a seguinte questão: Em que medida a pandemia influênciou na forma de consumo e postos de trabalho no supermercado na Cidade de Campina Grande? Como objetivos específicos, em análises temos: averiguar a estratégia de interação com o consumidor, auxiliada a integração entre loja física e virtual; descrever o perfil dos consumidores que utilizam as compras online e os autoatendimentos; indicar como as vendas na forma de e-commerce têm ganhado espaço em época de pandemia; apontar mudanças no mercado de trabalho no supermercado com adoção do e-commerce. Quanto aos meios, a pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica e estudo de caso. Em termos de Metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo utilizando como instrumento a obtenção de fotos, pesquisa bibliográfica, pesquisa exploratória de caráter descritivo e como instrumento para coleta de dados foi criado formulários estruturados, através do Google formulários (forms), sendo aplicado em um supermercado na cidade de Campina Grande–PB. Os participantes desta pesquisa foram os consumidores que frequentam o supermercado investigado, que fazem uso das máquinas de autoatendimento, e compra pela internet, (e-commerce), a pesquisa teve uma amostra de vinte e um consumidores no autoatendimento e nove, no de e-commerce tendo em vista que este foi um número suficiente para realizar a pesquisa, porém foi elaborado formulário constituído por nove questões com perguntas objetivas. Dessa forma, para que a empresa obtenha válida vantagem competitiva, é necessário investir, não há como negar que a tecnologia condiciona o tipo de sociedade que vivemos e pode influenciar na configuração (e reconfiguração) da forma de vida atual, considerando que algumas facilitam, outras complementam e outras substituem.
Descrição: SILVA, A. P. C. Autoatendimento e E-commerce em supermercados: quais seus impactos? 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31258
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito237.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
ALANA PEREIRA COSTA SILVA.pdfPDF - Alana Pereira Costa Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.