Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barreto, Matheus Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T12:55:05Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T12:55:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31260 | - |
dc.description | BARRETO, M. S. A formação identitária do professor iniciante no processo de apropriação do gênero da atividade no Programa de Residência Pedagógica. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma ação criada pelo Governo Federal, que se insere dentro das Políticas Nacionais voltadas à Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se de um programa, instituído nas Instituições de Ensino Superior através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo propósito central é introduzir licenciandos/as, ainda em formação na academia, no ambiente escolar como um todo. Na sua segunda edição, cota 2020-2022, proposta na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em face da pandemia do coronavírus, todas as suas atividades foram adaptadas ao modelo de ensino remoto, o que não impediu os licenciandos/as de refletirem acerca do que subjaz o trabalho realizado (MACHADO, 2002). Nessa situação, ancorados na Linguística Aplicada, que investiga as práticas linguageiras (MOITA LOPES, 2006), apresentamos como objetivo geral: diagnosticar a constituição do PRP como um Gênero da Atividade, a partir de uma reunião audiovisual videogravada, com os membros (licenciandos/residentes, professora da educação básica/supervisora e docente da universidade/subcoordednadora do projeto) do grupo de Letras-Português/UEPB/Campus I. Depois, elencamos dois objetivos específicos: analisar, a partir das modalizações, o posicionamento desses residentes quanto à formação de sua identidade docente, após as intervenções realizadas em turmas da educação básica, durante essa cota; e avaliar, através das modalizações, as contribuições das professoras formadoras (a subcoordenadora de área e a preceptora da escola) na constituição dos residentes enquanto professores iniciantes. Para desenvolvermos tais objetivos, tivemos por base as contribuições teóricas de: Garcia (1999), Machado (2002), Amigues (2004) e Tardif (2012), para discutirmos o processo de formação docente; Clot (2010), Nouroudine (2002) e Bronckart (1999), para abordarmos, respectivamente, o Gênero da Atividade, a Linguagem sobre o Trabalho e os mecanismos enunciativos (com foco nas modalizações); e Hall (2006), Bauman (2005) e Guedes-Pinto e Kleiman (2021), para refletirmos sobre a construção identitária. Em nossa pesquisa qualitativo-interpretativista (MOITA LOPES, 1994), consideramos como colaboradores uma dupla de residentes, a preceptora e a subcoordenadora do projeto, que participaram de uma reunião, em ambiente virtual, para discutir e avaliar a regência desses residentes em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Campina Grande/PB. Os resultados obtidos apontam para a identificação do Gênero da Atividade no PRP, como também a formação da identidade desses licenciandos, pois o programa permite que o professor em formação inicial tenha mais vivências com o trabalho docente, em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant'ana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Gênero da atividade | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | A formação identitária do professor iniciante no processo de apropriação do gênero da atividade no Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINALIZADO - Matheus Silva Barreto.pdf | PDF - Matheus Silva Barreto | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de TCC - MATHEUS B..pdf | Termo de depósito | 639.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.