Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Alyne Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T13:18:16Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T13:18:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31268 | - |
dc.description | BEZERRA, A. L. Desafios e perspectivas do ensino de língua portuguesa em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva investigar quais as perspectivas de ensino de língua dos docentes na Educação de Jovens e Adultos: análise das práticas educativas, ensino da leitura, escrita, da alfabetização, letramento, gramática em sala de aula. A intenção desse estudo é compreender como o ensino de Língua Portuguesa é desenvolvido em sala de aula da modalidade EJA. Essa pesquisa é um estudo qualitativo de base exploratória. Está fundamentada nos estudos de pensadores como Freire (2011), Gil (2017), Moura (2003), dentre outros. Também está fundamentada em documentos oficiais sobre o Ensino de EJA. Após a análise das entrevistas realizadas com as professoras de EJA, notamos que essa modalidade de ensino, para ser abordada com êxito, depende muito de um corpo docente qualificado e com um olhar pedagógico voltado para o processo interacionista de ensino, que por meio de “burlar” o sistema educacional, ou seja, desenvolver métodos didáticos próprios para aplicar em sala de aula, têm sido um processo estratégico para superar as dificuldades trazidas por seus alunos. A sociedade atual exige cidadãos competentes, críticos e aptos a enfrentar dificuldades. Por isso, se faz necessário o domínio da linguagem, pois é a partir dela que os sujeitos conseguem expressar suas perspectivas, seus ideais e defendem seus argumentos. Assim, é importante proporcionar aos alunos de EJA um ensino de língua que foque também no uso prático da linguagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Desafios e perspectivas do ensino de língua portuguesa em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA.pdf | PDF - Alyne Lopes Bezerra | 933.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo Depósito.pdf | Termo de depósito | 468.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.