Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Mikaele Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-24T13:20:18Z | - |
dc.date.available | 2024-04-24T13:20:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31269 | - |
dc.description | ARAÚJO, M. A. O ensino da oralidade na aula de português: reflexões da Língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa consiste na análise do Livro Didático de Língua Portuguesa: Se liga nas linguagens: Português, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, 2020 - 1º ano do Ensino Médio, especificamente, o capítulo 17, e algumas propostas de atividades. Optou-se pelo material didático, por ser um recurso pedagógico imprescindível e estar muito presente nas salas de aula. Diante da necessidade de inclusão da modalidade oral nas escolas, objetivou – se por analisar a prática da oralidade está sendo abordada no ensino, particularmente, no Livro Didático de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos propostos foram elencados da seguinte forma: a) verificar se os gêneros orais formais são trabalhados no Livro Didático; b) observar a abordagem das propostas de atividades; c) refletir sobre as contribuições do Livro Didático para o desenvolvimento do ensino da modalidade oral nas aulas de Português. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Marcuschi (2007), Castilho (2000), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. O presente estudo consiste em um procedimento metodológico de natureza qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, contempla a pesquisa exploratória, com enfoque na pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos verificaram a pouca atenção dada a modalidade oral no ensino e a necessidade de abordagem da oralidade no Livro Didático em análise, no que concerne à presença de gêneros orais formais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assis | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de português | pt_BR |
dc.title | O ensino da oralidade na aula de português: reflexões da língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Mikaele Aparecida Araújo.pdf | PDF - Mikaele Aparecida Araújo | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 175.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.