Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Mikaele Aparecida-
dc.date.accessioned2024-04-24T13:20:18Z-
dc.date.available2024-04-24T13:20:18Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31269-
dc.descriptionARAÚJO, M. A. O ensino da oralidade na aula de português: reflexões da Língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médio. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa consiste na análise do Livro Didático de Língua Portuguesa: Se liga nas linguagens: Português, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, 2020 - 1º ano do Ensino Médio, especificamente, o capítulo 17, e algumas propostas de atividades. Optou-se pelo material didático, por ser um recurso pedagógico imprescindível e estar muito presente nas salas de aula. Diante da necessidade de inclusão da modalidade oral nas escolas, objetivou – se por analisar a prática da oralidade está sendo abordada no ensino, particularmente, no Livro Didático de Língua Portuguesa. Os objetivos específicos propostos foram elencados da seguinte forma: a) verificar se os gêneros orais formais são trabalhados no Livro Didático; b) observar a abordagem das propostas de atividades; c) refletir sobre as contribuições do Livro Didático para o desenvolvimento do ensino da modalidade oral nas aulas de Português. Como embasamento teórico, foram utilizados os estudos de Marcuschi (2007), Castilho (2000), Schneuwly e Dolz (2004), entre outros. O presente estudo consiste em um procedimento metodológico de natureza qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, contempla a pesquisa exploratória, com enfoque na pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos verificaram a pouca atenção dada a modalidade oral no ensino e a necessidade de abordagem da oralidade no Livro Didático em análise, no que concerne à presença de gêneros orais formais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Dalva Lobão Assispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de portuguêspt_BR
dc.titleO ensino da oralidade na aula de português: reflexões da língua falada em um livro didático do 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mikaele Aparecida Araújo.pdfPDF - Mikaele Aparecida Araújo1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito175.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.