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dc.contributor.authorMelo, Ialy Maria Maciel-
dc.date.accessioned2024-04-24T14:26:39Z-
dc.date.available2024-04-24T14:26:39Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31273-
dc.descriptionMELO, I. M. M. As contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial do licenciando em letras-português. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEstudos baseados na formação de professores crescem consideravelmente no Brasil, nas ultimas décadas, sobretudo, nos cernes de investigação no campo da Linguística Aplicada (CAVALCANTI, 2012). Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo geral: investigar, a partir de um relato reflexivo, os desafios e as descobertas da atuação de uma graduanda, como docente em suas primeiras experiências enquanto professora iniciante; e, de forma específica, diagnosticar em que medida o ensino remoto pode impulsionarnovas formas de ensino, mesmo após a pandemia covid-19; e analisar, a contribuição de um curso de extensão universitária para a formação inicial do licenciando de Letras-Português/UEPB/Campus I. Para fundamentar essa pesquisa, de naturezaqualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013), explorou-se, como contribuição teórica, a formação inicial e continuada: o licenciando e os primeiros anos de atuação docente (DANTAS e RODRIGUES, 2019; GERALDI, 2010; TARDIF e RAYMOND, 2020;HUBERMAN, 2020, GARCIA, 2010), o ensino remoto (MOREIRA et al., 2020; BEZERRA, 2021; LIMA, 2021; SARAIVA et al., 2020), e a extensão universitária (FERNANDES et al., 2012; BRASIL,1988; LIMA, 2003; SHEIDEMANTEL et al., 2004; SANTOS et al., 2016). A análise do corpus revelou que, com base nas autoreflexões da graduanda, a prática adquirida durante a regência de aulas é viável, pois favorece ao licenciando a oportunidade de ampliar suas atuações em sala de aula, rever suas práticas, reinventar e revisar o seu fazer-docente, apesar das limitações, em razão do cenário pandêmico. Em decorrência disso, projetos de extensão cadastrados na Pró-Reitoria e vinculados a Universidade Estadual da Paraíba, podem proporcionar aos graduandos a vivência do exercício docente ainda durante a sua formação, com situações reais de uma sala de aula, impulsionando o ser, enquanto futuro professor e valorizando a autonomia da sua identidade profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Fernandes Sant'anapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.titleAs contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial do licenciando em letras-portuguêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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