Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Gilson de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T12:48:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T12:48:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31283 | - |
dc.description | CRUZ, G. S. A temática indígena no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral analisar a temática indígena no Livro Didático de História do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente identificar o que é tratado sobre a questão indígena e verificar como esse tema é desenvolvido no livro didático. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica e documental, visto que o livro didático é considerado um documento histórico. Foi usada a análise de conteúdo para atender os objetivos. Como resultado constatouse que a origem dos povos indígenas é pobremente discutida no livro didático, e isto significa que a temática é insuficientemente estudada nas escolas. O livro invisibiliza a história desses povos, gerando uma visão errônea para a criança, que cresce com as ideias equivocadas sobre os povos originários e se prolongam na fase adulta. A pesquisa demonstra que o eurocentrismo continua se preconizando até os dias atuais, pois a leitura dos livros didáticos não proporciona o conhecimento adequado para as crianças identificarem suas raízes antepassadas, e entenderem sobre a influência indígena na formação da sociedade brasileira. Concluindo que expandir o currículo nas escolas e universidades acerca da temática indígena é uma exigência e ideia benigna para o processo de reconhecimento do valor da história e cultura dos povos originários no meio social, bem como, a superação de estereótipos e preconceitos e a tolerância com a comunidade indígena será encontrada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | A temática indígena no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo.de.Deposito (1).pdf | Termo de depósito | 558.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Gilson - Corrigido (1).pdf | PDF - Gilson de Sousa Cruz | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.