Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Gilson de Sousa-
dc.date.accessioned2024-04-25T12:48:20Z-
dc.date.available2024-04-25T12:48:20Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31283-
dc.descriptionCRUZ, G. S. A temática indígena no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamental. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral analisar a temática indígena no Livro Didático de História do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente identificar o que é tratado sobre a questão indígena e verificar como esse tema é desenvolvido no livro didático. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica e documental, visto que o livro didático é considerado um documento histórico. Foi usada a análise de conteúdo para atender os objetivos. Como resultado constatouse que a origem dos povos indígenas é pobremente discutida no livro didático, e isto significa que a temática é insuficientemente estudada nas escolas. O livro invisibiliza a história desses povos, gerando uma visão errônea para a criança, que cresce com as ideias equivocadas sobre os povos originários e se prolongam na fase adulta. A pesquisa demonstra que o eurocentrismo continua se preconizando até os dias atuais, pois a leitura dos livros didáticos não proporciona o conhecimento adequado para as crianças identificarem suas raízes antepassadas, e entenderem sobre a influência indígena na formação da sociedade brasileira. Concluindo que expandir o currículo nas escolas e universidades acerca da temática indígena é uma exigência e ideia benigna para o processo de reconhecimento do valor da história e cultura dos povos originários no meio social, bem como, a superação de estereótipos e preconceitos e a tolerância com a comunidade indígena será encontrada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleA temática indígena no livro didático de história do 4° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo.de.Deposito (1).pdfTermo de depósito558.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Gilson - Corrigido (1).pdfPDF - Gilson de Sousa Cruz1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.