Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feliciano, Suenia Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T13:16:25Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T13:16:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31288 | - |
dc.description | FELICIANO. S. S. O protagonismo infantil e a reinvenção dos espaços na educação infantil: a quem pertence as produções expostas na sala de referência?. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O contexto da escola de Educação Infantil, precisa ser considerado como um espaço singular de relações e constante produção de saberes. Nela o agente principal deve ser a criança, e isso deve ser evidenciado na organização do espaço e na ambientação de suas paredes. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância do protagonismo infantil na organização dos espaços das salas de referência. Para a realização desta pesquisa, optou-se pela metodologia de caráter qualitativa e fizemos uso da pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de um questionário com cinco professoras que atuam nos níveis maternal e pré-escolar. As principais referências teóricas são: Barbieri (2012), Cocito (2017), Horn (2004), Malaguzzi (1999), entre outros. Os principais resultados indicam que o espaço das instituições de Educação Infantil é pensado e organizado por adultos, as crianças possuem poucas oportunidades de serem protagonistas do ambiente. Conclui-se que muitos espaços que a criança vivencia, seja família, escola e ou espaços públicos, são construídos para as crianças e não com as crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Espaço | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo infantil | pt_BR |
dc.title | O protagonismo infantil e a reinvenção dos espaços na educação infantil: a quem pertence as produções expostas na sala de referência? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito..pdf | Termo de depósito | 293.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- Suenia Souza Feliciano (3) (1).pdf | PDF - Suenia Souza Feliciano | 585.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.