Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Yasmin Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T14:22:26Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T14:22:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31297 | - |
dc.description | SOUZA, Y. O. Intervenções de práticas de leitura: um relato de experiência com duas crianças em processo de alfabetização no contexto do ensino remoto emergencial. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o advento da pandemia da COVID-19 em março de 2020, as redes educacionais brasileiras se viram obrigadas a suspender as atividades presenciais. Nesse contexto, em 2021, surgiu o projeto de extensão Orientações pedagógicas às famílias e às crianças em processo de alfabetização no modelo de ensino remoto PROBEX/UEPB 2021-2022, que proporcionou experiências complementares de aprendizagem às crianças em processo de alfabetização. Esta pesquisa teve origem nesse projeto e busca relatar a experiência extensionista conduzida remotamente com duas crianças em processo de alfabetização, matriculadas no 1º e 2º ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais da Paraíba. Durante a execução do projeto de extensão, utilizamos a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), aliada a métodos e técnicas da pesquisa-ação, para viabilizar o desenvolvimento do trabalho interventivo. Para embasar este trabalho, recorremos a pressupostos teóricos de diversos autores, com destaque para Solé (1998), cujo livro Estratégias de leitura promove o uso de estratégias de leitura autônoma e compreensão textual. Os participantes da pesquisa, ficticiamente chamados de João e Maria, tinham 6 e 7 anos de idade, respectivamente. Foram realizados quatorze encontros com ambas as crianças, iniciando em abril de 2021 e finalizando em setembro do mesmo ano. Durante o projeto, observamos um progresso significativo na aprendizagem das crianças, abrangendo desde a identificação das letras do alfabeto até a formação de palavras, a combinação silábica, a interpretação de textos verbais e não verbais, bem como o estímulo à imaginação. Esses avanços culminaram no desenvolvimento de uma leitura mais fluente por parte das crianças, evidenciando uma melhoria considerável em suas habilidades de leitura e compreensão de diversos gêneros textuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Intervenções de práticas de leitura: um relato de experiência com duas crianças em processo de alfabetização no contexto do ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE DEPÓSTIO TCC YASMIN OLIVEIRA.pdf | Termo de depósito | 1.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- Yasmin Oliveira Souza.pdf | PDF - Yasmin Oliveira Souza | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.