Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Roberto Jonathan Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T14:33:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25T14:33:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31302 | - |
dc.description | SANTANA, R. J. L. Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a construção das seções de introdução em trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com base no modelo C.A.R.S. (Create a Research Space) proposto por Swales (1990). Marcuschi (2002) destaca que é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto. O objetivo da pesquisa será analisar e compreender movimentos e aspectos linguísticos na seção de introdução em TCC escritos em língua portuguesa, buscando demonstrar para a comunidade acadêmica qual seria uma maneira possível de desenvolver o primeiro capítulo desses trabalhos. Esta pesquisa oferece orientações sobre aspectos linguísticos e passos comumente utilizados na construção dessa seção, visando apresentar maior clareza e organização nos trabalhos acadêmicos. Esta pesquisa utiliza o modelo CARS de Swales (1990), que consiste em três movimentos: estabelecer um território, estabelecer um nicho e ocupar o nicho. Os resultados da análise indicam que, nas introduções analisadas, alguns passos propostos por Swales (1990) não foram seguidos de forma consistente. Com isso, a falta de aplicação consistente do modelo CARS pode prejudicar o entendimento do público-alvo. Apesar de todos os TCC analisados pertencerem ao curso de Licenciatura em Letras-Inglês da UEPB, percebe-se que não existe um modelo padrão seguido pelos estudantes, mesmo dentro da mesma instituição. Essa diversidade de abordagens destaca a importância de aprimorar a construção das introduções nos trabalhos acadêmicos, garantindo uma apresentação mais completa, coesa e coerente dos argumentos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Pedro Paulo Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.subject | Artigo acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Movimentos retóricos | pt_BR |
dc.title | Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 187.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - ROBERTO JONATHAN LOPES SANTANA.pdf | PDF - Roberto Jonathan Lopes Santana | 499.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.