Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Roberto Jonathan Lopes-
dc.date.accessioned2024-04-25T14:33:20Z-
dc.date.available2024-04-25T14:33:20Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31302-
dc.descriptionSANTANA, R. J. L. Uma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a construção das seções de introdução em trabalhos de conclusão de curso (TCC) em Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com base no modelo C.A.R.S. (Create a Research Space) proposto por Swales (1990). Marcuschi (2002) destaca que é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto. O objetivo da pesquisa será analisar e compreender movimentos e aspectos linguísticos na seção de introdução em TCC escritos em língua portuguesa, buscando demonstrar para a comunidade acadêmica qual seria uma maneira possível de desenvolver o primeiro capítulo desses trabalhos. Esta pesquisa oferece orientações sobre aspectos linguísticos e passos comumente utilizados na construção dessa seção, visando apresentar maior clareza e organização nos trabalhos acadêmicos. Esta pesquisa utiliza o modelo CARS de Swales (1990), que consiste em três movimentos: estabelecer um território, estabelecer um nicho e ocupar o nicho. Os resultados da análise indicam que, nas introduções analisadas, alguns passos propostos por Swales (1990) não foram seguidos de forma consistente. Com isso, a falta de aplicação consistente do modelo CARS pode prejudicar o entendimento do público-alvo. Apesar de todos os TCC analisados pertencerem ao curso de Licenciatura em Letras-Inglês da UEPB, percebe-se que não existe um modelo padrão seguido pelos estudantes, mesmo dentro da mesma instituição. Essa diversidade de abordagens destaca a importância de aprimorar a construção das introduções nos trabalhos acadêmicos, garantindo uma apresentação mais completa, coesa e coerente dos argumentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Pedro Paulo Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectArtigo acadêmicopt_BR
dc.subjectMovimentos retóricospt_BR
dc.titleUma análise dos movimentos retóricos da seção de introdução de trabalhos de conclusão de curso em letras-inglês com base nos estudos de Swales (1990)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito187.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - ROBERTO JONATHAN LOPES SANTANA.pdfPDF - Roberto Jonathan Lopes Santana499.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.