Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Renaly Ferreira-
dc.date.accessioned2024-04-29T12:52:30Z-
dc.date.available2024-04-29T12:52:30Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.identifier.otherCDD 371.225-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31343-
dc.descriptionROCHA, R. F. Refletindo acerca das vivências e regências durante o estágio docente no curso de letras português. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa, de natureza descritiva e qualiquantitativa, propõe como objeto as vivências no Estágio Supervisionado de Língua(gens) no Ensino Fundamental II dos alunos do curso de Letras Português, no campus I, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, tendo em vista as dificuldades, adversidades e os impactos do primeiro estágio. Este trabalho buscou investigar de que forma e em que níveis a proposta curricular deste componente influenciou a regência dos alunos-estagiários nas escolas, bem como as estratégias utilizadas pelos docentes em formação para desenvolver as atividades exigidas no estágio, a partir da união entre a teoria e a prática. Para isso, ancoramo-nos nos autores Tardif (2012), Paiva (2009), Pimenta e Lima (2010), Scalabrin e Molinari (2013), que descrevem a importância, função e impactos dos estágios na formação inicial. Além de Zeichner (1993) e Carvalho et al. (2003), que defendem a importância da prática reflexiva, bem como a necessidade dessa prática ser alinhada à teoria. Os dados obtidos, por meio da aplicação de um questionário online, apontaram que os fatores que impactaram negativamente a atividade do Estágio estão muito mais ligadas à logística externa à UEPB, tais como: dificuldades gerais de acesso às escolas, conflitos de calendário, dentre outras questões correlatas, dentre as quais destacamos a natural insegurança presente nessa primeira atuação do estudante como professor. Todavia, graças ao apoio do docente orientador e de seu trabalho, os entraves no Estágio Supervisionado foram sendo aos poucos diminuídos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador. Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.titleRefletindo acerca das vivências e regências durante o estágio docente no curso de letras portuguêspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENALY_TCC versão finalC.docx.pdfPDF - Renaly Ferreira Rocha2.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_depos_assinado.pdfTermo de depósito458.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.