Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31343
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Renaly Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T12:52:30Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T12:52:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31343 | - |
dc.description | ROCHA, R. F. Refletindo acerca das vivências e regências durante o estágio docente no curso de letras português. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, de natureza descritiva e qualiquantitativa, propõe como objeto as vivências no Estágio Supervisionado de Língua(gens) no Ensino Fundamental II dos alunos do curso de Letras Português, no campus I, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, tendo em vista as dificuldades, adversidades e os impactos do primeiro estágio. Este trabalho buscou investigar de que forma e em que níveis a proposta curricular deste componente influenciou a regência dos alunos-estagiários nas escolas, bem como as estratégias utilizadas pelos docentes em formação para desenvolver as atividades exigidas no estágio, a partir da união entre a teoria e a prática. Para isso, ancoramo-nos nos autores Tardif (2012), Paiva (2009), Pimenta e Lima (2010), Scalabrin e Molinari (2013), que descrevem a importância, função e impactos dos estágios na formação inicial. Além de Zeichner (1993) e Carvalho et al. (2003), que defendem a importância da prática reflexiva, bem como a necessidade dessa prática ser alinhada à teoria. Os dados obtidos, por meio da aplicação de um questionário online, apontaram que os fatores que impactaram negativamente a atividade do Estágio estão muito mais ligadas à logística externa à UEPB, tais como: dificuldades gerais de acesso às escolas, conflitos de calendário, dentre outras questões correlatas, dentre as quais destacamos a natural insegurança presente nessa primeira atuação do estudante como professor. Todavia, graças ao apoio do docente orientador e de seu trabalho, os entraves no Estágio Supervisionado foram sendo aos poucos diminuídos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador. Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Estágio docente | pt_BR |
dc.title | Refletindo acerca das vivências e regências durante o estágio docente no curso de letras português | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENALY_TCC versão finalC.docx.pdf | PDF - Renaly Ferreira Rocha | 2.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termo_depos_assinado.pdf | Termo de depósito | 458.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.