Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Elaine Nicodemos da | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-29T13:01:26Z | - |
dc.date.available | 2024-04-29T13:01:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31345 | - |
dc.description | SILVA, M. E. N. O ensino aprendizagem de ELE e novas tecnologias: reinventando o professor de espanhol durante a pandemia de COVID-19. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na pandemia da COVID-19, com a redefinição do planejamento na educação muitas desigualdades transpareceram, trazendo dificuldades e divergências no ensino remoto pela falta de acessibilidade às tecnologias, ressignificando o papel do docente na superação de obstáculos ao se reinventar e na relação professor/aluno, pais e a comunidade.Tendo em vista que, a pandemia de COVID-19 provocou uma ênfase no uso das novas tecnologias no cotidiano das pessoas, e em consequência no contexto educacional necessitando-se reconstruir, reinventar e repensar as condutas pedagógicas, na busca de estratégias para o ensino remoto, ligadas ao uso das TDICs, o presente estudo trata sobre o ensino aprendizagem de ELE através das TDICs, enfatizando as dificuldades dos docentes no uso das tecnologias digitais como recursos didáticos no ensino remoto, a fim de investigar o papel dos recursos tecnológicos frente aos tempos pandêmicos. Para tanto, foi necessário abordar a importância das TDICs para o ensino aprendizagem de ELE, verificar as TDICs como recursos didáticos para a organização e viabilidade do ensino remoto, e estudar os problemas e dificuldades dos professores de ELE no uso das TDICs durante a pandemia de covid-19. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, construindo um conhecimento por meio de teorias dirigidas ao tema. Teoricamente, embasaram esta pesquisa Castells (2005), Duqueviz e Pedroza (2016), Kenski (2004), Prensky (2001), Ribeiro, Miranda e Ribeiro (2022), Simão e Lima (2020), dentre outros autores que discutem a temática. Diante disso, verificou-se que os aparatos tecnológicos dentro do ensino de ELE proporcionam um leque de funcionalidades e conteúdo para o trabalho de habilidades da língua, como escrita, leitura, escuta e compreensão, além da interculturalidade. Com os estudos foi possível concluir que as TDICs têm um papel importante no ensino aprendizagem de ELE, e no contexto educacional, frente a COVID-19 foi demonstrado que ainda temos muito a avançar quanto ao acesso destas ferramentas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Alessandro Giordano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | TDICs | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem de ELE | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | O ensino aprendizagem de ELE e novas tecnologias: reinventando o professor de espanhol durante a pandemia de COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA ELAINE NICODEMOS DA SILVA.pdf | PDF - Maria Elaine Nicodemos da Silva | 530.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - TERMO DE DEPÓSITO.pdf | Termo de depósito | 462.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.