Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Elaine Nicodemos da-
dc.date.accessioned2024-04-29T13:01:26Z-
dc.date.available2024-04-29T13:01:26Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31345-
dc.descriptionSILVA, M. E. N. O ensino aprendizagem de ELE e novas tecnologias: reinventando o professor de espanhol durante a pandemia de COVID-19. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractNa pandemia da COVID-19, com a redefinição do planejamento na educação muitas desigualdades transpareceram, trazendo dificuldades e divergências no ensino remoto pela falta de acessibilidade às tecnologias, ressignificando o papel do docente na superação de obstáculos ao se reinventar e na relação professor/aluno, pais e a comunidade.Tendo em vista que, a pandemia de COVID-19 provocou uma ênfase no uso das novas tecnologias no cotidiano das pessoas, e em consequência no contexto educacional necessitando-se reconstruir, reinventar e repensar as condutas pedagógicas, na busca de estratégias para o ensino remoto, ligadas ao uso das TDICs, o presente estudo trata sobre o ensino aprendizagem de ELE através das TDICs, enfatizando as dificuldades dos docentes no uso das tecnologias digitais como recursos didáticos no ensino remoto, a fim de investigar o papel dos recursos tecnológicos frente aos tempos pandêmicos. Para tanto, foi necessário abordar a importância das TDICs para o ensino aprendizagem de ELE, verificar as TDICs como recursos didáticos para a organização e viabilidade do ensino remoto, e estudar os problemas e dificuldades dos professores de ELE no uso das TDICs durante a pandemia de covid-19. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, construindo um conhecimento por meio de teorias dirigidas ao tema. Teoricamente, embasaram esta pesquisa Castells (2005), Duqueviz e Pedroza (2016), Kenski (2004), Prensky (2001), Ribeiro, Miranda e Ribeiro (2022), Simão e Lima (2020), dentre outros autores que discutem a temática. Diante disso, verificou-se que os aparatos tecnológicos dentro do ensino de ELE proporcionam um leque de funcionalidades e conteúdo para o trabalho de habilidades da língua, como escrita, leitura, escuta e compreensão, além da interculturalidade. Com os estudos foi possível concluir que as TDICs têm um papel importante no ensino aprendizagem de ELE, e no contexto educacional, frente a COVID-19 foi demonstrado que ainda temos muito a avançar quanto ao acesso destas ferramentas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Alessandro Giordanopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagem de ELEpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleO ensino aprendizagem de ELE e novas tecnologias: reinventando o professor de espanhol durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA ELAINE NICODEMOS DA SILVA.pdfPDF - Maria Elaine Nicodemos da Silva530.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - TERMO DE DEPÓSITO.pdfTermo de depósito462.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.