Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Roziane de Andrade-
dc.date.accessioned2024-04-30T11:17:38Z-
dc.date.available2024-04-30T11:17:38Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31348-
dc.descriptionSILVA, M. R. A. Desafios do estágio remoto na formação de professores de língua inglesa: uma análise do portfólio de estágio supervisionado. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo geral investigar, por meio da análise do portfólio elaborado por uma professora de inglês em formação inicial, as implicações do Estágio Supervisionado (ES) remoto na sua formação. De forma específica, objetivamos: i) identificar no portfólio os principais temas abordados pela professora sobre a sua vivência no ES remoto; ii) descrever os desafios enfrentados pela professora com relação à formação na modalidade remota; e iii) verificar as eventuais contribuições do ES remoto na sua formação. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o papel da formação docente inicial (BARROS; SILVA; VÁSQUEZ, 2011; CUNHA et al, 2016; FREIRE, 1996), em seguida, discorremos sobre a importância do ES na formação docente (PIMENTA; LIMA, 2006; BUENO, 2007), sobre o ensino remoto que surgiu devido à pandemia da COVID-19 (MOREIRA; SCHLEMMER, 2020; SOUZA; FERREIRA, 2020) e, por fim, apontamos o portfólio como dispositivo eficaz na avaliação do professor em formação inicial (ALVARENGA; ARAÚJO, 2006; SÁ-CHAVES, 2007). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso de abordagem qualitativa e documental tendo em vista que foi utilizado como fonte de geração de dados um portfólio produzido no componente curricular de ES em contexto de ensino remoto. Após a análise do corpus composto por fragmentos do portfólio, constatamos que apesar dos desafios encontrados, o ES conseguiu cumprir com o seu propósito de propiciar experiências significativas de desenvolvimento profissional à professora em formação inicial.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleDesafios do estágio remoto na formação de professores de língua inglesa: uma análise do portfólio de estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito_TCC-MARIA ROZIANE DE ANDRADE SILVA.pdfTermo de depósito70.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC FINAAL - MARIA ROZIANE DE ANDRADE SILVA.pdfPDF - Maria Roziane de Andrade Silva781.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.