Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31348
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Roziane de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T11:17:38Z | - |
dc.date.available | 2024-04-30T11:17:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31348 | - |
dc.description | SILVA, M. R. A. Desafios do estágio remoto na formação de professores de língua inglesa: uma análise do portfólio de estágio supervisionado. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral investigar, por meio da análise do portfólio elaborado por uma professora de inglês em formação inicial, as implicações do Estágio Supervisionado (ES) remoto na sua formação. De forma específica, objetivamos: i) identificar no portfólio os principais temas abordados pela professora sobre a sua vivência no ES remoto; ii) descrever os desafios enfrentados pela professora com relação à formação na modalidade remota; e iii) verificar as eventuais contribuições do ES remoto na sua formação. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o papel da formação docente inicial (BARROS; SILVA; VÁSQUEZ, 2011; CUNHA et al, 2016; FREIRE, 1996), em seguida, discorremos sobre a importância do ES na formação docente (PIMENTA; LIMA, 2006; BUENO, 2007), sobre o ensino remoto que surgiu devido à pandemia da COVID-19 (MOREIRA; SCHLEMMER, 2020; SOUZA; FERREIRA, 2020) e, por fim, apontamos o portfólio como dispositivo eficaz na avaliação do professor em formação inicial (ALVARENGA; ARAÚJO, 2006; SÁ-CHAVES, 2007). No que diz respeito aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso de abordagem qualitativa e documental tendo em vista que foi utilizado como fonte de geração de dados um portfólio produzido no componente curricular de ES em contexto de ensino remoto. Após a análise do corpus composto por fragmentos do portfólio, constatamos que apesar dos desafios encontrados, o ES conseguiu cumprir com o seu propósito de propiciar experiências significativas de desenvolvimento profissional à professora em formação inicial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Desafios do estágio remoto na formação de professores de língua inglesa: uma análise do portfólio de estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC-MARIA ROZIANE DE ANDRADE SILVA.pdf | Termo de depósito | 70.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC FINAAL - MARIA ROZIANE DE ANDRADE SILVA.pdf | PDF - Maria Roziane de Andrade Silva | 781.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.