Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Georgeane Giannotti Batista de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T11:03:55Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T11:03:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31369 | - |
dc.description | OLIVEIRA, G. G. B. Las expresiones idiomáticas y las jergas como parte integrante de la cultura latinoamericana: una contribución a la reducción del prejuicio lingüístico y la xenofobia en las clases de lenguas extranjeras. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de investigação tem a intenção de apresentar as expressões linguísticas e gírias como parte integrante da cultura e da linguagem de determinados grupos da sociedade. Estas expressões estão diretamente relacionadas às variações linguísticas, que podem mudar de acordo com alguns fatores estudados dentro da sociolinguística, tais como: variação diatópica, que se dá pela origem geográfica do indivíduo; variação diastrática, que são fatores particulares do falante, como o gênero, a idade, o nível educativo e outros; variação diafásica, que é o fator que estuda como se comportam linguisticamente dentro de um contexto social e variação diacrônica, que caracteriza a linguagem de uma sociedade numa determinada etapa da história. A metodologia para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se em uma pesquisa histórica e bibliográfica. Temos como contribuição teórica, Bagno (1999), Moreira (2015), Vieira e Marengo (2021), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e outros. O objetivo deste trabalho é compreender os jargões e expressões idiomáticas como algo que faz parte da pluralidade cultural e sua relevância para o enriquecimento da língua em uma determinada sociedade. Compreendemos que fomentar o estudo deste tema na sala de aula pode diminuir os preconceitos linguísticos e a xenofobia, para que os estudantes respeitem a diversidade cultural de todos os povos e sua história. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Alessandro Giordano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Expressões idiomáticas | pt_BR |
dc.subject | Xenofobia | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Prejuízo linguístico | pt_BR |
dc.subject | Gírias | pt_BR |
dc.title | Las expresiones idiomáticas y las jergas como parte integrante de la cultura latinoamericana: una contribución a la reducción del prejuicio lingüístico y la xenofobia en las clases de lenguas extranjeras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 282.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC Finalizado.pdf | PDF - Georgeane Giannotti Batista de Oliveira | 614.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.