Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31370
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Amanda Moreno do | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-09T11:05:49Z | - |
dc.date.available | 2024-05-09T11:05:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31370 | - |
dc.description | NASCIMENTO, A. M. A presença do lúdico no processo de alfabetização: prazer e aprender em diálogo. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Alfabetização e letramento são processos que estão intimamente ligados à construção social que envolvem circunstâncias históricas, sociais, econômicas e políticas de um país, bem como a identidade do aprendiz na aquisição da linguagem. Levando em consideração que o processo de alfabetização é extenso e gradativo, torna-se necessário pensar em novas práticas alfabetizadoras, que possam contribuir de maneira positiva de modo que o processo de alfabetização seja mais leve e significativo para os alfabetizandos. Nessa perspectiva, a incorporação do espírito lúdico em um processo de ensino-aprendizagem torna-o significativo, enriquecedor e produtivo tanto para os educadores quanto para os alunos. Destarte, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como a presença da ludicidade no processo de alfabetização. Para tanto, buscou-se compreender os conceitos de lúdico e alfabetização, bem como, identificar suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. A proposta metodológica pautou-se em uma revisão da literatura com base em artigos científicos publicados nos 2022-2023. No diálogo com os pressupostos teóricos de: Vygotsky (1979; 1984; 2007), Sommerhalder e Alves (2020), Ferreiro (2001), Kishimoto (1993), Soares (1998; 2003; 2020), Huizinga (1980), Freire (1987), Kramer (2019) e Luckesi (2002), dentre outros, bem como nos artigos analisados foi possível perceber que a ludicidade como prática alfabetizadora proporciona um aprendizado mais prazeroso, capaz de facilitar no processo de apropriação da escrita. Entretanto, é pertinente salientar, que para usar o lúdico como ferramenta pedagógica, o educador precisa planejar e buscar embasamento teórico para nortear sua prática. Portanto, conclui-se que será de extrema importância o desenvolvimento de estudos empíricos que envolvam a ludicidade no processo de alfabetização e de letramento visando promover aprendizado com prazer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.title | A presença do lúdico no processo de alfabetização: prazer e aprender em diálogo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC AMANDA FINAL-DEPÓSITO.pdf | PDF - Amanda Moreno do Nascimento | 576.35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
termodeposito.pdf | Termo de depósito | 302.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.