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dc.contributor.authorNascimento, Amanda Moreno do-
dc.date.accessioned2024-05-09T11:05:49Z-
dc.date.available2024-05-09T11:05:49Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31370-
dc.descriptionNASCIMENTO, A. M. A presença do lúdico no processo de alfabetização: prazer e aprender em diálogo. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAlfabetização e letramento são processos que estão intimamente ligados à construção social que envolvem circunstâncias históricas, sociais, econômicas e políticas de um país, bem como a identidade do aprendiz na aquisição da linguagem. Levando em consideração que o processo de alfabetização é extenso e gradativo, torna-se necessário pensar em novas práticas alfabetizadoras, que possam contribuir de maneira positiva de modo que o processo de alfabetização seja mais leve e significativo para os alfabetizandos. Nessa perspectiva, a incorporação do espírito lúdico em um processo de ensino-aprendizagem torna-o significativo, enriquecedor e produtivo tanto para os educadores quanto para os alunos. Destarte, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como a presença da ludicidade no processo de alfabetização. Para tanto, buscou-se compreender os conceitos de lúdico e alfabetização, bem como, identificar suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. A proposta metodológica pautou-se em uma revisão da literatura com base em artigos científicos publicados nos 2022-2023. No diálogo com os pressupostos teóricos de: Vygotsky (1979; 1984; 2007), Sommerhalder e Alves (2020), Ferreiro (2001), Kishimoto (1993), Soares (1998; 2003; 2020), Huizinga (1980), Freire (1987), Kramer (2019) e Luckesi (2002), dentre outros, bem como nos artigos analisados foi possível perceber que a ludicidade como prática alfabetizadora proporciona um aprendizado mais prazeroso, capaz de facilitar no processo de apropriação da escrita. Entretanto, é pertinente salientar, que para usar o lúdico como ferramenta pedagógica, o educador precisa planejar e buscar embasamento teórico para nortear sua prática. Portanto, conclui-se que será de extrema importância o desenvolvimento de estudos empíricos que envolvam a ludicidade no processo de alfabetização e de letramento visando promover aprendizado com prazer.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleA presença do lúdico no processo de alfabetização: prazer e aprender em diálogopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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