Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Micaelly Raynara Sinezio-
dc.date.accessioned2024-05-09T11:11:46Z-
dc.date.available2024-05-09T11:11:46Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31371-
dc.descriptionSOUZA, M. R. S. O uso das novas tecnologias digitais: um recurso mediador a serviço da sala de aula de linguagens do EF II e do EM. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visa investigar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, doravante TDIC’s, na sala de aula de Linguagens, na disciplina de Língua Portuguesa. Para tanto, aplicaram-se questionários em escolas da rede pública nas cidades de Esperança, Areial e Campina Grande, todas na Paraíba, com docentes de Língua Portuguesa e seus respectivos discentes para se realizar uma análise comparativa acerca da temática das TDIC’s no ensino de linguagens. Ademais, este trabalho, na modalidade de estudo de caso, bem como também de caráter qualiquantitativo, bibliográfico e documental, objetiva: i) Analisar quais os empecilhos que, na opinião dos docentes, dificultam o ensino amparado nas tecnologias, tendo em vista de que maneira estas impactam no processo de aprendizagem; ii) Propor a utilização de ferramentas digitais (Chat GPT e o Padlet) na sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa, a partir de uma sequência didática para uma turma de 9º ano do ensino fundamental da esfera pública. Para tratar das questões de conceituação propõe-se um percurso teórico amparado em Kenski (1998; 2003), Costa, Duqueviz e Pedroza (2015) e Souza (2021) para tratar das TDIC’s; nas teorias de Brito e Sampaio (2013), Silva (2013) e Santaella (2008; 2014) que trazem a questão dos Gêneros Digitais e da hipermídia; apoiamos-nos, ainda, em Soares (2002) e Freitas (2010) para tratar de Letramento/ Letramento Digital; na BNCC (2018) e o que esta propõe quanto às tecnologias e sua utilização no ensino de Linguagens; em Silva e Duarte (2018) e em Leite e Ribeiro (2012) para tratar da inserção das TDIC’s no meio escolar; e, por fim, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para a construção da estrutura da sequência didática. Portanto, consideramos que este trabalho tem por finalidade apontar e revelar os cenários onde o ensino de linguagens se situa numa cultura digital. Para tanto, apresentamos resultados, a partir dos questionários aplicados, que apontam que, tanto os docentes quanto os discentes são usuários das novas tecnologias, no entanto os professores afirmaram que precisaram de ajuda nesse quesito. Nesta pesquisa, recomenda-se também, através de uma sequência didática, o uso de ferramentas tecnológicas digitais numa aula de língua portuguesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Marcelo Vieira da Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTDIC’spt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectHipermídiapt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.titleO uso das novas tecnologias digitais: um recurso mediador a serviço da sala de aula de linguagens do EF II e do EMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - TDIC's no ensino de linguagens.docx.pdfPDF - Micaelly Raynara Sinezio Souza5.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito - Assinado.pdfTermo de depósito288.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.