Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Jandson Barbosa-
dc.date.accessioned2024-05-09T12:21:58Z-
dc.date.available2024-05-09T12:21:58Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.otherCDD 630-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31382-
dc.descriptionGOMES, Jandson Barbosa. Metodologias ativas: o que pensam e fazem professores de Química de escolas públicas estaduais das cidades de Queimadas e Barra de Santana - PB? 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou a eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de Química em escolas públicas nas cidades de Barra de Santana e Queimadas, no estado da Paraíba. Buscou-se compreender como essas abordagens pedagógicas podem influenciar o processo de aprendizagem nesta disciplina, destacando sua importância para superar os desafios específicos enfrentados pelos professores. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa básica, com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudos de caso para oferecer uma visão abrangente do uso de metodologias ativas nessas comunidades escolares específicas. Participaram do estudo dois professores da rede pública estadual dessas localidades, cujo foco principal, foi analisar o impacto das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em Química. Os resultados revelaram uma recepção positiva por parte dos professores, os quais destacaram várias contribuições proporcionadas pela adoção dessas abordagens. Concluiu-se que as metodologias ativas têm um potencial significativo no ensino de Química, facilitando a compreensão dos conteúdos e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a formação integral dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Nataline Cândido da Silva Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleMetodologias ativas: o que pensam e fazem professores de Química de escolas públicas estaduais das cidades de Queimadas e Barra de Santana - PB?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jandson Barbosa GomesTCC - Jandson Barbosa Gomes717.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito485.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.