Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3140
Título: Proposta interdisciplinar entre Química e Arte: um estudo de caso na E. E. E. F. M. Gertrudes Leite
Autor(es): Pereira, Gabriel Messias de Araújo
Palavras-chave: Ensino
Proposta Metodológica
Interdisciplinaridade
Data do documento: 18-Mar-2014
Resumo: Pesquisas desenvolvidas na área de educação tem proporcionado um grande avanço no campo de estratégias de ensino para um melhor desempenho no processo de ensino aprendizagem.A interdisciplinaridade tem contribuído bastante com esses avanços tendo a finalidade de possibilitar aos alunos um conhecimento amplo sobre as disciplinas estudadas. Isso tem quebrado o paradigma do ensino tradicional no qual, o conteúdo é transmitido de forma limitada, sem, contudo considerar a importância de relacionar com a sociedade e a tecnologia que a mesma esta inserido. Nesse sentido, o presente trabalho relatou um estudo diagnóstico sobre a proposta interdisciplinar entre a disciplina de Química e a arte na E.E.E.F.M Gertrudes Leite no município de Desterro-PB. O trabalho foi realizado através de uma revisão de literatura sobre o ensino de química e um estudo das concepções dos professores de Química e de artes e aos alunos. A metodologia utilizada ocorreu através de uma pesquisa de campo com uma abordagem quanti-qualitativa com os alunos de 1º e 2º ano do ensino médio e professores. O instrumento da pesquisa transcorreu por meio de um questionário afim de, obter as opiniões dos alunos a respeito da importância da arte no entendimento dos conceitos de Química e uma entrevista semi-estruturada aos professores de Química e Arte sobre as contribuições e desafios da interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem. Após a realização da pesquisa foi possível observar que a maioria dos alunos pesquisados demonstram interesse pela a Arte, porém não conseguem demonstrar com os conhecimentos de Química. Constatou-se também que a maior parte dos alunos são mais receptivo quando se trabalha os conteúdos de Química de forma interdisciplinar com a Arte cênica.
Descrição: PEREIRA, G. M. de A. Proposta interdisciplinar entre Química e Arte: um estudo de caso na E. E. E. F. M. Gertrudes Leite. 2014. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3140
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Messias de Araújo Pereira.pdf11.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.