Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31403
Título: | Agir bibliotecário nas bibliotecas universitárias públicas estaduais brasileiras, em contexto da ciência aberta |
Autor(es): | Silva, Fernanda Mirelle de Almeida |
Palavras-chave: | Ciência da informação Ciência aberta Bibliotecários - Competências Bibliotecários - Atuação |
Data do documento: | 20-Mar-2023 |
Resumo: | Ciência aberta (open science) é uma prática científica transparente, acessível e livre, que permite e incentiva colaborações conjuntas entre pesquisadores, grupos de pesquisa, profissionais e sociedade, gerenciando e compartilhando dados, métodos, recursos e ferramentas para dinamizar a criação do conhecimento e acelerar avanços científicos em escala mundial. Diante da necessidade em ponderar sobre o desempenho profissional diante do diferenciado e provocador cenário, o objetivo principal da tese centra-se em analisar o agir bibliotecário nas ações desenvolvidas pelas universidades públicas estaduais brasileiras que são dinamizadas pela ciência aberta. Os objetivos específicos correspondem em: a) conhecer as atuações e serviços das bibliotecas universitárias públicas estaduais direcionados a comunidade universitária, a partir dos sites institucionais; b) identificar como ocorre o apoio informacional bibliotecário nas demandas científicas da universidade pública estadual brasileira; c) investigar ferramentas, recursos e práticas científicas-informacionais provenientes da ciência aberta que envolvem a biblioteca universitária; d) averiguar as competências necessárias para atuação bibliotecária nos ambientes promovidos pela Ciência Aberta. O delineamento metodológico da tese se dá por meio dos polos do método quadripolar, que proporcionam maior percepção dos fluxos, diálogos e práticas, em um engajamento sincrônico da pesquisa, como também distinguem particularidades que cada momento do estudo possui, em uma visualização profunda das etapas. Constrói-se o enquadramento teórico, contextualizando as abordagens teóricas e práticas mais significativas da ciência aberta com as atuações de bibliotecas e bibliotecários, identificando competências para o agir, numa perspectiva de análise proativa e crítica, para atender as exigências profissionais oriundas dos contextos da ciência aberta. O estudo colabora, profissional e cientificamente, ao contribuir para atuação bibliotecária dialogada, proativa e responsável no desenvolvimento científico brasileiro e na promoção da ciência aberta. Os resultados expõem o perfil institucional virtual de 39 bibliotecas universitárias públicas estaduais, destacando informações, estrutura organizacional, acervos, serviços, canais de comunicação e conteúdos informacionais e administrativos. A partir da aplicação de critérios, os sujeitos da pesquisa se apresentam através do perfil institucional de atuação relatando serviços, engajamento com a vivência universitária, apoio institucional, a formação continuada, aperfeiçoamento de bibliotecários, ações informacionais em ambientes universitários influenciados pela ciência aberta. Por fim, algumas considerações são evidenciadas: há atuações e adoções oriundas da abertura científica, de maneira consciente e/ou inconsciente; o agir bibliotecário é percebido embrionário e, por vezes involuntário; agir bibliotecário na ciência aberta requer habilidade, oportunidade e decisão gerencial/institucional; a compreensão do agir bibliotecário das BUPEs projeta a necessidade de ser visto, por si próprio, pelos pares, pelos usuários e pela instituição. |
Descrição: | SILVA, Fernanda Mirelle de Almeida. Agir bibliotecário nas bibliotecas universitárias públicas estaduais brasileiras, em contexto da ciência aberta. 2023. 153f. Tese (Doutorado Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31403 |
Aparece nas coleções: | I - EGAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_FERNANDA_MIRELLE_DE_ALMEIDA_SILVA.pdf | 8.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.