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dc.contributor.authorRodrigues, Anne Sueny da Silva-
dc.date.accessioned2024-05-13T13:20:15Z-
dc.date.available2024-05-13T13:20:15Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31423-
dc.descriptionRODRIGUES, A. S. S. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO processo de alfabetização tem sido um desafio histórico no Brasil, marcado por diversos fatores que podem contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Essas dificuldades podem ser influenciadas por fatores biológicos, como dislexia e outros transtornos de aprendizagem, que afetam a aquisição da leitura e da escrita. Além disso, fatores políticos, sociais, históricos e culturais também desempenham um papel significativo nesse contexto. Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é discutir sobre as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização, a partir de uma revisão sistemática. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de revisão sistemática da literatura em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022 no Portal Periódico Capes. Ademais, algumas considerações teóricas são tecidas a partir das ideias de autores como Vygotsky (teorias da aprendizagem), Magda Soares, Ana Teberosky e Paulo Freire (Alfabetização, letramento e escrita). Os principais resultados apontam que a aprendizagem é de fundamental importância para o desenvolvimento humano e para a construção do conhecimento. No presente estudo, aprendizagem e dificuldades de aprendizagem são abordados numa perspectiva histórico cultural, por entender que a realidade material e histórica são fatores importantes na dialética sujeito-sociedade, e que tais aspectos devem ser levados em consideração no contexto escolar. Ao término da tessitura deste escrito, elucidamos os seguintes resultados encontrados, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita são temas complexos influenciados por uma multiplicidade de fatores, deste práticas pedagógicas, questões familiares, até políticas educacionais e de formação de professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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