Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Anne Sueny da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T13:20:15Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T13:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31423 | - |
dc.description | RODRIGUES, A. S. S. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de alfabetização tem sido um desafio histórico no Brasil, marcado por diversos fatores que podem contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. Essas dificuldades podem ser influenciadas por fatores biológicos, como dislexia e outros transtornos de aprendizagem, que afetam a aquisição da leitura e da escrita. Além disso, fatores políticos, sociais, históricos e culturais também desempenham um papel significativo nesse contexto. Diante do exposto, o objetivo do presente artigo é discutir sobre as dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização, a partir de uma revisão sistemática. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de revisão sistemática da literatura em artigos publicados nos anos de 2021 e 2022 no Portal Periódico Capes. Ademais, algumas considerações teóricas são tecidas a partir das ideias de autores como Vygotsky (teorias da aprendizagem), Magda Soares, Ana Teberosky e Paulo Freire (Alfabetização, letramento e escrita). Os principais resultados apontam que a aprendizagem é de fundamental importância para o desenvolvimento humano e para a construção do conhecimento. No presente estudo, aprendizagem e dificuldades de aprendizagem são abordados numa perspectiva histórico cultural, por entender que a realidade material e histórica são fatores importantes na dialética sujeito-sociedade, e que tais aspectos devem ser levados em consideração no contexto escolar. Ao término da tessitura deste escrito, elucidamos os seguintes resultados encontrados, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita são temas complexos influenciados por uma multiplicidade de fatores, deste práticas pedagógicas, questões familiares, até políticas educacionais e de formação de professores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no processo de alfabetização: uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termodepositoanne.pdf | Termo de depósito | 772.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC ANNE VERSÃO DEPÓSITO revisado.pdf | PDF - Anne Sueny da Silva Rodrigues | 357.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.