Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Maisa Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T13:36:15Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T13:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.94 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31424 | - |
dc.description | SOUSA, M. P. de. Ludicidade como ferramenta de inclusão escolar no contexto do autismo. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar é um tema de extrema importância na atualidade. Nessa perspectiva, o objetivo do presente artigo é apresentar a ludicidade enquanto princípio e estratégia de inclusão de autistas com base em uma revisão bibliográfica. Assim, foram analisados artigos publicados nos anos de 2020 a 2022 no Portal Periódicos CAPES. O TEA foi abordado do ponto de vista de sua construção sócio-histórica, destacando as contribuições do modelo social da deficiência e do paradigma da neurodiversidade no reconhecimento das potencialidades do autismo, com base em autores como Wuo e Brito (2023) e Ortega (2009). A inclusão e a ludicidade foram considerados a partir das contribuições de Sassaki (2014), Huizinga (1993), Luksesi (2019) e Kishimoto (2011). Os principais resultados destacaram a relevância cientifica sobre investigar o comportamento de brincar em crianças com TEA, todavia, explicam que o conceito de brincar ainda é bastante amplo, o que dificulta as pesquisas. Além disso, o lúdico foi considerado um recurso valioso que potencializa a aprendizagem significativa. Através de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, os estudantes podem assimilar conhecimentos de forma mais prazerosa e envolvente, favorecendo a construção do pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração em grupo. Além disso, o lúdico desempenha um papel importante no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas. Assim, conclui-se que a ludicidade deve ser considerado um princípio norteador da inclusão escolar de sujeitos autistas, numa perspectiva de reconhecimento da neurodiversidade e que possamos buscar novas abordagens e estratégias pedagógicas que valorizem a dimensões sensível, afetiva e lúdica no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Neurodiversidade | pt_BR |
dc.title | Ludicidade como ferramenta de inclusão escolar no contexto do autismo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO TCC MAISA FINAL_deposito biblioteca revisado2.pdf | PDF - Maisa Pereira de Sousa | 481.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
03. TERMO DE DEPÓSITO DE TCC 23 (1) (1).pdf | Termo de depósito | 110.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.