Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Maria Jasmina Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T13:54:39Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T13:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31425 | - |
dc.description | MEDEIROS, M. J. S. A importância das salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE para o ensino aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa analisar o processo de ensino - aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA, nas salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE. Desta forma, propõe-se a saber como o processo de aprendizagem funciona, além de dialogar acerca do que é o autismo, os níveis que podem ser apresentados pelos indivíduos, quais as particularidades de cada um e como isso influencia no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada com um caráter descritivo qualitativo, utilizando-se de documentos oficiais, artigos, livros e monografias, a fim de entender e comentar sobre o fenômeno de forma clara e objetiva, com o foco voltado para os anos iniciais nas salas de AEE. Perseguiu-se compreender como se dá o ensino - aprendizagem por meio dos recursos pedagógicos e psicopedagógicos, que trazem a ludicidade para o ensino, pois as crianças com autismo têm um aprendizado mais complexo, necessitando de uma atenção maior e ferramentas que auxiliem nesse processo. Também pode-se observar os métodos que são utilizados pelos/as professores/as que estão à frente da educação especial, Por fim, abordou-se acerca da inclusão dentro da sala de ensino regular, dentre alguns outros conceitos que fazem ou podem fazer parte da realidade educacional e social da pessoa com transtorno do espectro autista. Ficou evidenciado que é unanimidade, a relevância das Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para as pessoas com Transtornos de Espectro Autista (TEA), especialmente para as crianças, famílias e educadores, uma vez que, muito pode ser realizado em benefício dessa população, e consequentemente, para o bem da sociedade em geral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Magnólia de Lima Sousa Targino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Austimo | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | A importância das salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE para o ensino aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Jasmina Souza Medeiros.pdf | PDF - Maria Jasmina Souza Medeiros | 569.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 460.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.