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dc.contributor.authorAlbuquerque, Maria Helena Mendes de-
dc.date.accessioned2024-05-13T14:14:46Z-
dc.date.available2024-05-13T14:14:46Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.issnCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31430-
dc.descriptionALBUQUERQUE, M. H. M. de. Sequência didática e a implementação do ensino afro-brasileiro. 2023. 50 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO ensino da cultura afro-brasileira nas escolas é algo desafiador, mesmo depois da criação da lei 10.639/03. Há vinte anos, que se busca tornar esse ensino obrigatório em nossas instituições de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a influência das sequências didáticas na implementação do ensino Afro-brasileiro nos anos iniciais do Ensino Fundamental do programa “Educação pela Cultura”. E como objetivos específicos: analisar as sequências didáticas do programa “Educação pela Cultura” se atendem a lei 10.639/03, entender a importância da formação inicial e continuada para professores sobre a temática em questão, identificar o ensino multidisciplinar baseado na lei 10.639/03 e avaliar as sequências didáticas do programa “Educação pela Cultura” Como aparato teórico- metodológico, tomamos por base documentos do programa Educação Pela Cultura, no qual encontramos algumas sequências didáticas para a realização das análises. Sobre a importância e outras informações preciosas acerca das sequências didáticas, Zabala (1998), Oliveira (2013), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) foram autores fundamentais para a desenvolvimento dessa pesquisa, além dos documentos oficiais (leis e diretrizes). Gil (2002), Bauer (2013) e Bardin (2016) foram selecionados para o percurso metodológico. Santos (2005) e Paula e Guimarães (2014) também foram fundamentais para o desenvolvimento teórico dessa pesquisa. No processo metodológico, a pesquisa carrega uma abordagem apoiada no viés qualitativo, quantitativo, descritivo e categórico. Os resultados da pesquisa nos trazem a reflexão acerca da importância da formação docente inicial e continuada para a implantação da lei 10.639/03, trazendo a interdisciplinaridade presente nas sequências didáticas como um documento facilitador para aplicação do ensino da cultura africana e afro-brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleSequência didática e a implementação do ensino afro-brasileiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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