Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Maria Helena Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T14:14:46Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T14:14:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31430 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, M. H. M. de. Sequência didática e a implementação do ensino afro-brasileiro. 2023. 50 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da cultura afro-brasileira nas escolas é algo desafiador, mesmo depois da criação da lei 10.639/03. Há vinte anos, que se busca tornar esse ensino obrigatório em nossas instituições de ensino. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a influência das sequências didáticas na implementação do ensino Afro-brasileiro nos anos iniciais do Ensino Fundamental do programa “Educação pela Cultura”. E como objetivos específicos: analisar as sequências didáticas do programa “Educação pela Cultura” se atendem a lei 10.639/03, entender a importância da formação inicial e continuada para professores sobre a temática em questão, identificar o ensino multidisciplinar baseado na lei 10.639/03 e avaliar as sequências didáticas do programa “Educação pela Cultura” Como aparato teórico- metodológico, tomamos por base documentos do programa Educação Pela Cultura, no qual encontramos algumas sequências didáticas para a realização das análises. Sobre a importância e outras informações preciosas acerca das sequências didáticas, Zabala (1998), Oliveira (2013), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) foram autores fundamentais para a desenvolvimento dessa pesquisa, além dos documentos oficiais (leis e diretrizes). Gil (2002), Bauer (2013) e Bardin (2016) foram selecionados para o percurso metodológico. Santos (2005) e Paula e Guimarães (2014) também foram fundamentais para o desenvolvimento teórico dessa pesquisa. No processo metodológico, a pesquisa carrega uma abordagem apoiada no viés qualitativo, quantitativo, descritivo e categórico. Os resultados da pesquisa nos trazem a reflexão acerca da importância da formação docente inicial e continuada para a implantação da lei 10.639/03, trazendo a interdisciplinaridade presente nas sequências didáticas como um documento facilitador para aplicação do ensino da cultura africana e afro-brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Formação docente inicial | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Sequência didática e a implementação do ensino afro-brasileiro | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HELENA.pdf | Termo de depósito | 527.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
MARIA HELENA TCC.pdf | PDF - Maria Helena Mendes de Albuquerque | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.