Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Amanda Kelly Sousa-
dc.date.accessioned2024-05-13T14:22:38Z-
dc.date.available2024-05-13T14:22:38Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31432-
dc.descriptionRODRIGUES, A. K. S. Pedagogia institucional em casas de acolhimento infanto-juvenil: desafios e possibilidades. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho atenta para a identidade e funcionalidade do(a) pedagogo(a) inserido em ambiente não escolar, especificamente em instituições de acolhimento infanto-juvenil, tendo em vista a pouca visibilidade que estes profissionais têm na sociedade e em pautas de discussões acadêmicas acerca das áreas de atuação na pedagogia. Desta forma, o(a) profissional da educação institucional que atua em Casas de Acolhimento infanto-juvenil se encontra com outros tantos dilemas diários, pois o mesmo não só auxilia neste desenvolvimento pedagógico humanizado mas também busca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de crianças cujas barreiras ultrapassam a realidade encontrada muitas vezes em salas de aula, pois o abandono, rejeição, traumas e dificuldades variadas são acentuadas. Diante disso, este estudo está embasado com a teoria da prática pedagógica humanizadora de Paulo Freire (1962), bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), e podemos perceber que o papel do(a) pedagogo(a) é não só auxiliar estas crianças em suas áreas emocionais e afetivas, mas também, cognitivas e pedagógicas. Buscamos trazer a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo(a) pedagogo(a), bem como a discussão sobre os desafios e possibilidades vivenciadas rotineiramente por esses profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogia Institucionalpt_BR
dc.subjectCasas de Acolhimento Infanto-Juvenilpt_BR
dc.titlePedagogia institucional em casas de acolhimento infanto-juvenil: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito87.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- AMANDA KELLY SOUSA RODRIGUES (2).pdfPDF - Amanda Kelly Sousa Rodrigues260.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.