Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31432
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Amanda Kelly Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T14:22:38Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T14:22:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31432 | - |
dc.description | RODRIGUES, A. K. S. Pedagogia institucional em casas de acolhimento infanto-juvenil: desafios e possibilidades. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho atenta para a identidade e funcionalidade do(a) pedagogo(a) inserido em ambiente não escolar, especificamente em instituições de acolhimento infanto-juvenil, tendo em vista a pouca visibilidade que estes profissionais têm na sociedade e em pautas de discussões acadêmicas acerca das áreas de atuação na pedagogia. Desta forma, o(a) profissional da educação institucional que atua em Casas de Acolhimento infanto-juvenil se encontra com outros tantos dilemas diários, pois o mesmo não só auxilia neste desenvolvimento pedagógico humanizado mas também busca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de crianças cujas barreiras ultrapassam a realidade encontrada muitas vezes em salas de aula, pois o abandono, rejeição, traumas e dificuldades variadas são acentuadas. Diante disso, este estudo está embasado com a teoria da prática pedagógica humanizadora de Paulo Freire (1962), bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), e podemos perceber que o papel do(a) pedagogo(a) é não só auxiliar estas crianças em suas áreas emocionais e afetivas, mas também, cognitivas e pedagógicas. Buscamos trazer a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo(a) pedagogo(a), bem como a discussão sobre os desafios e possibilidades vivenciadas rotineiramente por esses profissionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Institucional | pt_BR |
dc.subject | Casas de Acolhimento Infanto-Juvenil | pt_BR |
dc.title | Pedagogia institucional em casas de acolhimento infanto-juvenil: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 87.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC- AMANDA KELLY SOUSA RODRIGUES (2).pdf | PDF - Amanda Kelly Sousa Rodrigues | 260.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.