Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Richely de Araujo Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T14:50:05Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T14:50:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.92 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31434 | - |
dc.description | MELO, R. A. S. de. A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista - TEA na educação infantil: um relato de experiência. 2023. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho analisa a experiência com a inclusão de crianças com TEA em uma sala do Maternal I, na Creche Pública Municipal Irmã Santana, localizada na cidade de Pocinhos PB, no período de 04 de março a 30 de junho de 2022. A análise desse estudo foi embasada em teóricos como: Mantoan (2015), Silva (2018), Kelman (2010), Menezes (2012), Schmidt (2013) entre outros, e alguns documentos legais como: Constituição Federal Brasileira (1988), a Lei de Diretrizes e Base (LDB 9.394/96), a Lei nº 12.764/2012 – Lei Berenice Piana e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n° 13.146/2015). Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem observacional participante e de campo, no qual a pesquisadora tem a oportunidade de pesquisar, observar e refletir sobre e a partir da sua própria experiência. Concluímos que há avanços na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA, em especial as matriculadas em creches, porém elas ainda enfrentam desafios devido suas características específicas. Vimos o quanto uma criança autista pode avançar, basta que tenha oportunidade e seja estimulada. Não devemos focar na deficiência, mas nas suas potencialidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Apoio escolar | pt_BR |
dc.title | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA na educação infantil: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Richely de Araujo Souza de Melo.pdf | PDF - Richely de Araujo Souza de Melo | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito atualizado.pdf | Termo de depósito | 592.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.