Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31443
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Emanuelly Cristovão Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T10:51:57Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T10:51:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31443 | - |
dc.description | SILVA, E. C. B. O exercício docente em Geografia em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e estratégias metodológicas. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva compreender o exercício docente em Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido a partir da análise dos desafios emergentes e das estratégias metodológicas adotadas. Em concomitância, pretende-se também refletir sobre a reorganização escolar, de modo que se compreenda como essa escola se entendeu durante o período remoto e como ela passa a se enxergar durante o período híbrido de ensino; elencar as mudanças pedagógicas que objetivam o suporte do professor para o desenrolar das aulas, observando como esse suporte se deu ao longo dos dois contextos (remoto e híbrido); refletir acerca dos desafios enfrentados no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia no ensino remoto e híbrido e, por fim, analisar as estratégias metodológicas no âmbito da dinamização do ensino de Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido. Dentre os autores pesquisados, destacam-se Pimenta & Lima, Fraiman, Kaercher, Oliveira e Kimura. No que se refere a metodologia adotada, foi escolhida a linha qualitativa de análise, de caráter exploratória e conta com o aporte da pesquisa bibliográfica e com o levantamento de dados, por meio de questionários no Google Forms. As conclusões mais marcantes trazidas por essa análise dizem respeito, com certeza, a ressignificação das práticas docentes com a chegada da pandemia de COVID-19, bem como, do próprio espaço escolar e de seus elementos constitutivos, que, sem sombra de dúvidas, se metamorfosearam e se complexaram em concomitância com o cenário escolar que começara a se desenhar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Joana D'arc Araújo Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | O exercício docente em geografia em tempos de pandemia da COVID-19: desafios e estratégias metodológicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EMANUELLY CRISTOVÃO BARBOSA DA SILVA.pdf | PDF - Emanuelly Cristovão Barbosa da Silva | 784.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO - EMANUELLY CRISTOVÃO.pdf | Termo de depósito | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.