Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Emanuelly Cristovão Barbosa da-
dc.date.accessioned2024-05-14T10:51:57Z-
dc.date.available2024-05-14T10:51:57Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31443-
dc.descriptionSILVA, E. C. B. O exercício docente em Geografia em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e estratégias metodológicas. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva compreender o exercício docente em Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido a partir da análise dos desafios emergentes e das estratégias metodológicas adotadas. Em concomitância, pretende-se também refletir sobre a reorganização escolar, de modo que se compreenda como essa escola se entendeu durante o período remoto e como ela passa a se enxergar durante o período híbrido de ensino; elencar as mudanças pedagógicas que objetivam o suporte do professor para o desenrolar das aulas, observando como esse suporte se deu ao longo dos dois contextos (remoto e híbrido); refletir acerca dos desafios enfrentados no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia no ensino remoto e híbrido e, por fim, analisar as estratégias metodológicas no âmbito da dinamização do ensino de Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido. Dentre os autores pesquisados, destacam-se Pimenta & Lima, Fraiman, Kaercher, Oliveira e Kimura. No que se refere a metodologia adotada, foi escolhida a linha qualitativa de análise, de caráter exploratória e conta com o aporte da pesquisa bibliográfica e com o levantamento de dados, por meio de questionários no Google Forms. As conclusões mais marcantes trazidas por essa análise dizem respeito, com certeza, a ressignificação das práticas docentes com a chegada da pandemia de COVID-19, bem como, do próprio espaço escolar e de seus elementos constitutivos, que, sem sombra de dúvidas, se metamorfosearam e se complexaram em concomitância com o cenário escolar que começara a se desenhar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Joana D'arc Araújo Ferreirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleO exercício docente em geografia em tempos de pandemia da COVID-19: desafios e estratégias metodológicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EMANUELLY CRISTOVÃO BARBOSA DA SILVA.pdfPDF - Emanuelly Cristovão Barbosa da Silva784.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO - EMANUELLY CRISTOVÃO.pdfTermo de depósito1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.