Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31443
Título: | O exercício docente em geografia em tempos de pandemia da COVID-19: desafios e estratégias metodológicas |
Autor(es): | Silva, Emanuelly Cristovão Barbosa da |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Metodologias ativas Ensino híbrido Ensino remoto |
Data do documento: | 29-Jul-2022 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva compreender o exercício docente em Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido a partir da análise dos desafios emergentes e das estratégias metodológicas adotadas. Em concomitância, pretende-se também refletir sobre a reorganização escolar, de modo que se compreenda como essa escola se entendeu durante o período remoto e como ela passa a se enxergar durante o período híbrido de ensino; elencar as mudanças pedagógicas que objetivam o suporte do professor para o desenrolar das aulas, observando como esse suporte se deu ao longo dos dois contextos (remoto e híbrido); refletir acerca dos desafios enfrentados no processo de ensino e de aprendizagem em Geografia no ensino remoto e híbrido e, por fim, analisar as estratégias metodológicas no âmbito da dinamização do ensino de Geografia no contexto do ensino remoto e híbrido. Dentre os autores pesquisados, destacam-se Pimenta & Lima, Fraiman, Kaercher, Oliveira e Kimura. No que se refere a metodologia adotada, foi escolhida a linha qualitativa de análise, de caráter exploratória e conta com o aporte da pesquisa bibliográfica e com o levantamento de dados, por meio de questionários no Google Forms. As conclusões mais marcantes trazidas por essa análise dizem respeito, com certeza, a ressignificação das práticas docentes com a chegada da pandemia de COVID-19, bem como, do próprio espaço escolar e de seus elementos constitutivos, que, sem sombra de dúvidas, se metamorfosearam e se complexaram em concomitância com o cenário escolar que começara a se desenhar. |
Descrição: | SILVA, E. C. B. O exercício docente em Geografia em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e estratégias metodológicas. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31443 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - EMANUELLY CRISTOVÃO BARBOSA DA SILVA.pdf | PDF - Emanuelly Cristovão Barbosa da Silva | 784.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO - EMANUELLY CRISTOVÃO.pdf | Termo de depósito | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.