Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Policarpo, Sonedelande Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T11:56:42Z | - |
dc.date.available | 2024-05-14T11:56:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.35 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31454 | - |
dc.description | POLICARPO, S. A. O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: relato de experiência. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral refletir o quão importante são as práticas experimentais no ensino de ciências aos anos iniciais, vista como ferramentas fundamentais na consolidação do ensino-aprendizagem do educando. Para atingir esse fim, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: Analisar a importância das práticas experimentais nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da aplicação de sequência didática na turma do 5º ano A, com 25 alunos no turno da manhã, na Escola Municipal Presidente Costa e Silva, na cidade de Puxinanã-PB; Discutir as práticas experimentais como ferramentas construtoras para o conhecimento do educando buscando despertar e promover, o interesse do aluno nos conteúdos programados; Proporcionar uma maior compreensão e desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos frente a aprendizagem do objetivo de conhecimento cientifico, a partir da prática de atividades experimentais da sequência didática aplicada na turma do 5º ano A. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas baseadas nos teóricos, Neto, Lucena e Braga (2019); Abreu, Ferreira e Freitas (2017) e Zompero, Passos e Carvalho (2012), na pesquisa de campo, ambas de caráter qualitativas, as quais orientaram para uma investigação participativa, e ao mesmo tempo realizar uma intervenção pedagógica como uma sequência didática com vistas a contribuir com a temática pesquisada e vivenciada com a realidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Diêgo de Lima Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas experimentais | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O ensino de ciências e a proposta didática dos três momentos pedagógicos (TMP) com práticas experimentais e a alimentação saudável: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sonedelande Araújo Policarpo.pdf | PDF - Sonedelande Araújo Policarpo | 725.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 106.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.